Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

MOVIE | Divergent

$
0
0

Coragem, altruísmo e inteligência.
Contém leves spoilers!

Quem me conhece já deve estar irritadíssimo com a minha pessoa sobre o quanto eu falo e/ ou posto coisas sobre "Divergent" nas minhas redes sociais, mas fato é que eu virei fan girl da história e agora é difícil parar. Todo o universo criado por Veronica Roth, especialmente no primeiro livro, é completamente viciante e te faz querer cada vez mais.

Fato é que a bilheteria americana bateu o recorde do ano e, aqui nesse país flopado, o filme adaptado do primeiro livro da trilogia só chegou nessa quinta-feira de véspera de feriados de Páscoa. Mas meu anseio era tanto que vi o filme no dia da estreia mesmo e na primeira sessão na minha cidade. Enfim, o texto aqui vai funcionar como todos os outros de indicação que já fizemos, então, seguimos à introdução de "Divergent".

A história se passa numa Chicago futurista que, após uma grande e devastadora guerra, divide a sociedade em cinco facções diferentes: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. A cada uma delas é atribuído um valor e o qual seus membros devem levar como lema de vida: Altruísmo, Pacificidade, Coragem, Inteligência e Verdade, consecutivamente. E, aos 16 anos os jovens devem fazer um teste de aptidão para saberem em qual facção se encaixam, seguido de uma cerimônia na qual escolhem em qual destas viverão para o resto de suas vidas.

É nesse contexto que conhecemos Beatrice Prior, uma jovem da Abnegação que tem sua vida virada de cabeça para baixo ao descobrir que o resultado de seu teste foi inconclusivo. Ela apresentou aptidões para três das facções e é isso o que chamam de divergência. Com medo e pressionada a não dizer uma palavra sobre isso para ninguém, ela deve decidir qual facção deverá escolher na cerimônia. E, surpreendentemente, ela deixa sua facção de origem e migra para a Audácia.

Lá, somos como os iniciandos da facção e aprendemos tudo junto com Tris e seus novos amigos, Christina, Al e Will, além de seus novos inimigos Peter e Molly. Conhecemos também o instrutor de treinamento, Four, e além dele um dos líderes da facção, Eric. E é ao longo dessa jornada da tentativa de encaixar-se nos padrões que a sociedade lhe impôs que Tris deverá agir e esconder de todos sua divergência.

Juro que tentei me segurar ao máximo nessa pequena descrição do filme para não spoilear de nenhuma forma as surpresas que essa história maravilhosa traz pra nós.

Além da história com muita ação, o romance fica a cargo dos protagonistas Shailene Woodley, a nova queridinha do público e nossa velha conhecida de "The Secret Life of The American Teenager" e  Theo James, o lindíssimo britânico protagonista de "Golden Boy" e de "Bedlam". E como comentário pessoal, preciso adicionar ao texto o fato de que, como muitos podem achar, o filme não é repleto de cenas de romance adolescente e encheção de linguiça. Muito pelo contrário, os fãs dos livros já estão acostumados com essa ausência de romance o tempo todo, e no filme, inclusive, algumas das cenas que o livro aborda, são cortadas. Dessa forma, a dinâmica do filme funciona perfeitamente bem nesse quesito.

No núcleo adulto do filme temos carinhas conhecidas também no mundo seriador. A premiada e consagrada Kate Winslet, que deu as caras nas telinhas na minissérie da HBO, "Mildred Pierce"; Tony Goldwyn, de "Scandal"; Ashley Judd de "Missing"; Maggie Q, de "Nikita"; Jai Courtney de "Spartacus: Blood and Sand"; Mekhi Phifer,  de "E.R." e "Torchwood"; e Ray Stevenson, de "Dexter" e "Rome".

O núcleo teen tem Ansel Elgort, que estrelará o filme de "The Fault in our Stars" esse ano ainda com Shailene; Miles Teller, que também já trabalhou com Shai em "The Spectacular Now" e é conhecido por "21 and over"; Zoe Kravitz, filha do cantor Lenny Kravitz, que além de já ter feito "X-men: First Class" também apareceu em nosso meio em "Californication"; Ben Lloyd-Hughes, que já foi visto em "Skins" e Ben Lamb, de "The White Queen".

Para os fãs do livro, a princípio, o filme pode decepcionar por ser um pouco corrido com os fatos. Por mim, poderiam ter feito algo mais longo porque duas horas e vinte minutos não foram suficientes rs, e por isso algumas coisas não receberam devida atenção como deveriam, já que a saga já foi confirmada até 2017.

Mas num geral, o filme bastante satisfatório por ter cumprido aquilo que prometeu ao longo de seus trailers, teasers e promos lançadas antes da estreia oficial. E se vocês não tinham pensado em assistir antes, fica aqui a dica para vocês aproveitarem o feriadão e serem felizes com "Divergent".


E então, vocês já conferiram o filme? Já leram os livros? O que acharam?

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles