I knew you were Trubel.
CONTÉM SPOILERS!
Grimm pode ser incrivelmente imprevisível as vezes. Não apenas em seus casos da semana como em questões de rumo que uma história pode tomar. Uma das maiores provas é Eric, um bom vilão, mesmo com suas motivações ambíguas que teve um fim abrupto quando poderia ter rendido bem mais. Não foi exatamente algo ruim, mas certamente foi surpreendente. Agora, voltamos a essa encruzilhada onde Grimm pode ter feito uma ótima mudança para a continuidade da série ou simplesmente ter dado mais um tiro no pé.
Mesmo que a promo do episódio tenha estragado a surpresa envolvendo o apelido de Trubel ou a própria revelação de que a mesma é uma Grimm, o episódio não foi menos prazeroso de se assistir, mantendo a boa sequência de episódios que temos visto desde Synchronicity. Esse momento final do terceiro ano de Grimm está muito bom e mesmo que não compense uma temporada praticamente desperdiçada pelo marasmo que a acompanhou por um bom tempo, a série dá sinais que pelo menos preparará o terreno para uma quarta temporada no mínimo mais intensa.
Trubel foi o maior problema e ao mesmo tempo pode ter sido a melhor coisa que aconteceu em Grimm há algum tempo. A equação é simples, Trubel é uma adição muito interessante ao elenco da série e caso se torne regular/recorrente mudará de certa forma a maneira de como a série será levada, entretanto, caso suma no próximo episódio, ou até antes da temporada acabar (como é esperado), Trubel terá sido apenas uma personagem que parou abruptamente a ótima história de Diana e as consequências das ações de Nick e Renard.
Mesmo que ainda estejamos vendo o aftermatch de toda situação, é inegável que a história esfriou, o que não é ruim, caso outra história igualmente interessante a substitua. Assim sendo, novamente voltamos ao problema envolvendo quanto tempo que Trubel vai ficar na série. No momento, os produtores de Grimm têm uma ótima oportunidade de surpreender, podendo fazer de Trubel mais uma badass ou apenas mais uma personagem que passou pelo caminho de Grimm.
O que me preocupa é que estamos caminhando para o fim da temporada e mesmo com três boas histórias - Trubel, Guerra contra a Família Real e o casamento de Monroe e Rosalee - que não serão bem utilizadas caso todas fiquem para ter sua resolução nesse fim de temporada. A calma para que uma história não atropele a outra é necessária, todas as histórias têm bom potencial, porém nem todas poderão ganhar a atenção que merecem para dar certo. Numa roubada em que a própria série se meteu, Grimm vai ter que resolver esses problemas. Felizmente essa dor de cabeça vem num dos melhores momentos da série até aqui.