Quando a última luz no fim do túnel se apaga.
Cuidado, spoilers!
Preciso começar dizendo o quanto fiquei puta com "Home". O episódio elevou o nível da temporada absurdamente, isso é um fato indiscutível. Mas ainda assim, eu me recusei a dar uma nota boa pra ele no Banco de Séries porque sim, eu já tinha dito o quanto Damon era a única coisa que me prendia à série ainda e daí chega na finale e a Caroline Dries tira ele de mim? QUE DIABOS ELA TEM NA CABEÇA?!

Fato é que: A trama dos travelers estava insuportável. E, pelo menos com a solução encontrada por Enzo, eles não voltarão mais. E, na verdade, esperava que os irmãos bruxos também não dessem mais as caras na série na próxima temporada. Além de eles serem pessoas ridiculamente desimportantes, a menina provou quanto é ruim como atriz naquela cena do feitiço - onde, com suas expressões, parecia que ela estava dando uma voltinha no banheiro -, e, principalmente, porque graças àqueles ESTÚPIDO FILHO DE UMA ÉGUA, Damon não conseguiu passar por Bonnie.
Bonnie, aliás, era alguém por quem eu torcia pela morte. E, li um comentário simplesmente genial mais ou menos assim: "se eu soubesse que a morte da Bonnie traria a morte de Damon também, nunca teria desejado a dela". E o espírito vai bem por isso mesmo.
Eu jurei que quando a gradma Bennet apareceu, ela tomaria o lugar da neta como âncora. Eu sei que isso era impossível, mas sabe deus o que Caroline Dries tem na cabeça, né. Mas fato é que: Pelo diálogo delas, aparentemente a vovó bruxa não deixaria sua netinha deixar de existir assim. Acredito que haja um plot maior envolvendo Bonnie, e, consequentemente Damon, já que os dois ficaram juntos no fim, mesmo preferindo ficar com outras cem pessoas ao invés de terem a companhia um do outro.
Damon, como eu disse em algumas reviews anteriores, foi o personagem que mais evoluiu desde o início da série. Prova disso é que ele se ofereceu como
Pra quem leu os livros de L.J. Smith, não é novidade que Damon morre e ressurge depois, mas como a série não resolve os plots da mesma forma que nos livros há algum tempo, não podemos ter certeza de que agora eles farão isso. É claro que a esperança vive pra isso. E li uma teoria ótima sobre mostrarem o que há do outro lado, ou terem algum jeito de voltar, graças à avó de Bonnie. Agora é sentar, torcer e esperar pela premiere.
E se tivemos coisas lindas no episódio foram as cenas Delena, principalmente a que eles não estão juntos no mesmo plano. Elena se esganiçando de chorar, Damon se declarando pra ela de uma forma tão honesta e apaixonada. Aquilo foi de cortar o coração da forma mais cruel.
E mais bonito ainda foi Ric entrando na cena e assumindo a função que nunca deveria ter deixado de exercer: A de pai/ protetor/ amigo/ guardião dos Gilbert. E, imagino também o sofrimento dele com aquilo já que, quando ele conseguiu voltar, seu melhor amigo se foi. Acho que a relação de Elena com ele tende a ser uma ótima história para a série conseguir se manter até o retorno de Damon.
Digo o retorno de Damon com veemência, porque simplesmente não vejo como a série funcionaria sem ele. Até porque, semana passada tivemos uma comoção dos fãs com Stefan, mas essa semana, foi algo generalizado. Não estou dizendo que um seja mais importante que o outro. Não! Fato é que a série não funciona sem nenhum dos três principais. Mas sim, a morte de Damon causou mais choque e revolta do que a de Stefan.
Aliás, Stefan ficou ofuscado nesse episódio. Não dá pra pensar em qual a grande importância ele teve aqui sem desassociá-lo de Damon. Sim, amei os momentos com Lexi, porque são sempre maravilhosos, e principalmente quando ela mencionou Caroline. O tom de bom humor dela sempre me agradou muito e achei simplesmente lindo o sacrifício que ela fez pra tentar ser digna da amizade de Tefinho. Mesmo que tenha sido em vão, foi fofo demais o ato dela e eu espero que ela também esteja onde sabe deus estão Bonnie e Damon, e possamos ter mais dela no próximo ano.
Encerro essa review afirmando uma coisa: Caso eu esteja de alguma forma enganada e Damon não voltar, vai ser o fim da minha relação com The Vampire Diaries. Simplesmente não consigo conceber uma vida sem uma dose semanal de Ian Somerhalder na minha vida. E, oremos pra que a season 6 seja melhor, e a última da série que, já mostrou, não consegue parar de viver em ciclos.
P.S.: Eu acho Nina uma boa atriz, até chegarem as cenas de choro, porque essas são inconcebíveis.
P.S.¹: Adorei as piadinhas de Silas e não ficaria triste de tê-lo de volta.
P.S.²: Matt, só você não percebeu que ninguém se importa com os humanos.
P.S.³: O bar explode, mata todos os travelers, dois vampiros e a humana xerife Forbes fica viva. Cadê lógica?
Momento RIP mais triste do universo:
E então, o que vocês acharam da season finale? O que esperam para o próximo ano da série? Estão tão em conflito quanto eu? Comentem conosco e até a fall!