E mais um episódio para nos dar pistas sobre Red John e deixar Patrick Jane mais próximo da identidade do seu algoz. Tudo inicia com Lisbon recebendo uma festa surpresa por seus 10 anos na CBI.
Risgby é o mais empolgado em relação a festa, contratando até o stripper que ficou perseguindo a Teresa para fazer seu trabalho! HAHAHA É uma pena que não podemos ver a cena de Risgby bêbado imitando Freddie Mercury!
Jane continua misterioso sobre seu trabalho em encontrar Red John , não deixando nem Lisbon saber como está o andamento. Ele vai com Cho a cena do crime, deixando Teresa “tentando” comemorar sua festa surpresa.
Em uma antiga fazenda, três corpos são encontrados. Apenas restam os ossos (Quem não torceu por um crossover com Bones?), pois os homicídios foram 25 anos atrás. O mais intrigante de toda cena do crime é justamente Jane encontrando a marcar de Red John, a famosa carinha sangrenta sorridente, pintada no celeiro onde as vítimas foram largadas.
Lisbon não gosta do caso, pois é muito difícil conseguir testemunhas para assassinatos que ocorreram há tanto tempo. Mas Patrick está empolgado com a possibilidade de saber mais sobre o passado de Red John.
Logo, descobre-se que a fazenda pertencia a Britt Stiles e sua religião, Visualização. Os três homens assassinados trabalhavam em um projeto do culto, cuidando da fazenda que deveria se sustentável. Muitas pessoas passaram pelo projeto, mas somente os três continuaram. Independente da fazenda não estar dando o retorno esperado.
Durante toda a investigação, Teresa é sondada por Ray Raffner (nem lembrei dele, precisei ir até o IMDB) para ir trabalhar com ele, pois está saindo da CBI para montar uma empresa de vigilância privada. Lisbon não aceita de imediato, mas ele insiste, dizendo que nem sempre Jane estará por perto e ela deveria pensar no seu futuro.
Apesar da insistência, Lisbon continua firma sobre ficar na CBI e acaba descobrindo que Raffner é um participante ativo da Visualização. Ele explica que nunca comentou pelo tipo de preconceito que sofria dentro da agência, inclusive de Teresa e seu olhar surpreso com a confissão.
Ficou muito claro que o retorno desse personagem apenas serviu para criar mais um suspeito de ser o Red John, assim como para demonstrar que as pessoas que a gente menos espera podem estar envolvidas na Visualização.
Jane investiga a todos na cidade, observando as pessoas que podem lhe fornecer informações. Um ex participante da Visualização, que trabalhou por um período na fazenda, é encontrado e passa informações importantes para a equipe.
Primeiro, as vítimas eram usuários de drogas. Eles estavam usando novamente para conseguir trabalhar várias horas, pois estavam receosos da fazenda não atingir as expectativas da Visualização. A segunda é que a marca de Red John foi feita por um dos participantes do projeto. Logo, Red John era integrante da Visualização na década de 80.
Van Pelt ao investigá-lo demonstra como ela é o elo fraco da equipe, podendo em um futuro ser uma seguidora da Visualização. Quem sabe se ela não for a responsável pelo grande embate entre Jane e Red John. Afinal, a série inicia quando ela começou na equipe de Lisbon. Então, imagino que possa ter algo tipo de significado para isso em um futuro, mesmo que distante ainda.
Jane, mais uma vez, reúne todos os possíveis suspeitos e faz uma de suas armadilhas, deixando o desenho de Red John aparecer, como se fosse por coincidência. Assim, descobrimos que a filha da veterinária da cidade foi a responsável pela morte de Lester, o líder da fazenda.
Para proteger a mãe, a menina de 16 anos matou a vítima e foi esconder o corpo, descobrindo os dois outros homens já mortos. Provavelmente, as primeiras vítimas de Red John, já que seu símbolo estava lá e só muito depois ele iniciou com seus assassinatos em série.
Com o mistério resolvido, Teresa cobra que Jane mostre a ela a sua evolução na descoberta de quem é o Red John, pois eles são parceiros. Patrick, então, a deixa entrar e feliz da vida comenta como está perto de saber a identidade do serial killer.
A Visualização não irá liberar a lista dos nomes das pessoas que trabalharam na fazenda e a justiça não poderá obrigar através de um mandato. Porém, Jane está esperançoso, pois, além de lembrar quase todos que ele já apertou a mão, desde que sua mulher e filha morreram, ele conseguiu limitar um grupo de pessoas.
Patrick conta seus principais suspeitos para Lisbon, mas não para nós... Entretanto, não tenho como deixar de elogiar mais um excelente episódio com a temática de Red John. Altas expectativas para a season finale, pois deveremos voltar a caminhada de Jane na descoberta da identidade.
P.S.: Eu ri demais da Lisbon fugindo do stripper! HAHAHA
P.S.²: No final, se duvidar, Britt Stiles vai ser só um pau mandado do Red John.
#Thatsmyopinion || @NicoleChaves