Cuidado com os spoilers!
Depois de um longo e tenebroso (hiato de) inverno, a sétima temporada de Castle volta nessa segunda-feira com Castle, P.I., retomando a história de onde parou. Como aquecimento para entrar no clima e ver nosso escritor preferido tentando conseguir de volta o seu lugar na delegacia, vamos relembrar o que essa temporada nos ofereceu até agora.
A sétima temporada começou num clima tenso, depois de um season finale considerado pela maior parte do fandom como, no mínimo, desapontador. Depois de encerrar definitivamente o arco de Johanna Beckett com a prisão de Bracken em Veritas (6x22), a série precisava de um novo fio condutor e os escritores decidiram criá-lo nos últimos cinco minutos da temporada: Castle é sequestrado a caminho de seu casamento, deixando uma Kate de coração partido para trás.
Driven, a premiere da sétima temporada, retoma do ponto em que o cliffhanger parou e nos apresenta o novo mistério da série: por dois meses, Castle foi mantido refém de pessoas desconhecidas, para fins desconhecidos, e não se lembra de nada. Por onde ele esteve? Quem o sequestrou? Por que ele não se lembra? Essas são as perguntas a serem respondidas ao longo da temporada. Montreal, o segundo episódio, acrescenta mais algumas à lista: qual é a verdadeira razão de Castle ter virado escritor de mistério? O que ele pode ter feito nesses dois meses que para escolher não se lembrar? Ainda não me decidi se esses desdobramentos foram o bastante para me fazer perdoar os escritores pelo finale da sexta temporada, mas não posso negar que eles abriram um caminho promissor.
No geral, tem sido uma boa temporada. Os episódios têm sido bons individualmente e até agora tivemos um equilíbrio bacana entre episódios divertidos e tensos. Alguns pontos altos foram toda a tensão sexual acumulada - e a volta do lado cockblocker de Martha - em Clear & Present Danger (7x03), Castle brincando de princesa e disputando caretas com crianças da pré-escola em Child's Play (7x04), o lado badass de Esposito em Kill Switch (7x08) e Esposito e Lanie fingindo estarem noivos em Bad Santa (7x10). Também gostei de terem voltado a falar do Old Haunt e até mencionado Will Sorenson, mas ainda estou esperando o grande retorno de Mandy.
Pra mim, o melhor episódio da temporada até agora foi Meme is Murder (7x05). Sou um pouco suspeita pra falar, já que curto tanto mídias sociais que até trabalhei com isso por mais de um ano, mas existem outras razões por que eu gostei do episódio. A principal delas é que Meme is Murder consegue encontrar um equilíbrio ideal entre comédia e drama. O tema "mídias sociais"é bem delimitado desde as primeiras cenas, tanto na trama principal quanto na secundária, e as referências são muito bem feitas. É impossível não pensar no Snapchat, Instagram e até mesmo no site Rich Kids of Instagram ao longo do episódio. O elemento serial killer amplifica a carga dramática acrescentando certa urgência à investigação e a resolução do caso, ao passar pelo tema de cyberbulling, propõe uma discussão importante sobre o funcionamento da internet e das mídias sociais e o uso que tem sido feito delas. Se nada disso convencer, a última parte do episódio faz o trabalho: não tem como não amar o Castle cantando em autotune"Hi, I'm Richard Castle".
Outro episódio que eu não posso deixar de mencionar, é claro, é The Time of Our Lives (7x06). Além de finalmente vermos nosso casal tão adorado se casando, podemos ter a certeza de que Kate Beckett é a melhor coisa que aconteceu na vida de Castle. E eu preciso cutucar perguntar: quantas séries podem dizer que têm um AU canon? Castle não tem apenas um, mas dois: a versão noir de The Blue Butterfly (4x14) e agora o AU "e se eles não tivessem se conhecido".
Terminamos a primeira parte da temporada em Bad Santa com Castle sendo chutado da delegacia por ter se envolvido com mafiosos para resolver um dos casos. Ainda temos meia temporada pela frente e um número de coisas a esperar. O que os escritores têm planejado para Esplaine? Quando descobriremos o que aconteceu com Castle? O meu palpite é que o próximo episódio sobre isso vai ser em midseason, entre o 13 e o 16, se eles forem seguir a linha de temporadas anteriores. Mas, por enquanto, a pergunta do momento é: como Castle vai voltar para a delegacia? Pelo menos isso nós vamos descobrir hoje à noite.