Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVIEW | Pretty Little Liars: 6.10 "Game Over, Charles" [Summer Finale]

$
0
0

Marlene cumpriu o que prometeu e -A finalmente foi revelado.
Cuidado, spoilers!

Seis anos. Cento e trinta episódios. Cinco temporadas e meia. Foi todo esse tempo que demorou pra se revelar o grande mistério proposto por Pretty Little Liars. É quase inacreditável que tenhamos chegado até aqui e que, finalmente, podemos dar um nome, um rosto e uma história para -A. Ok, há algumas controvérsias nessas explicações, mas não podemos exigir tanto de Marlene King, não é mesmo? Acho que essa é a maior lição que aprendemos com a série. Mas por fim, ela prometeu e cumpriu sua promessa e cabe a nós agora refletir sobre o que "Game Over, Charles" nos trouxe.

Começando quase que exatamente de onde "Last Dance" acabou, somos levados à busca por Alison ainda. Aria, Spencer, Hanna, Emily e Sara encontram Mona que, como uma ninja, apareceu e hackeou o celular de Ali, rastreando-a até o Carissimi Group e, obviamente, é pra lá que as meninas vão atrás da amiga. Preciso comentar aqui que desde essa cena eu já desconfiava do comportamento de Sara. A menina que vivia apavorada e atormentada, de repente estava corajosa em correr atrás de seu captor? Sério que ninguém notou isso também? (Pra quem parou de ver a série e só tá lendo pra entender quem é -A e o que aconteceu nesse meio tempo: Sara foi, supostamente, sequestrada por -A, passou anos em cativeiro e foi libertada junto com as meninas na premiere dessa temporada).

A minha certeza sobre Sara estar envolvida de alguma forma com -A só foi se confirmando com a jornada das meninas. Sério que ninguém questionou ela saber a senha da sala? Sério que ninguém questionou o fato de ela não ter entrado com as meninas? Sério, gente? Eu ainda nem acredito nisso. Mas bom, acontece que Sara era a outra Red Coat (não, não era CeCe) e também ela era a Black Widow. E logo na hora que eu tava começando a gostar dela, né? Mas bom, essa é a sorte de Emily: Se envolver com pessoas erradas desde sempre, não? Confesso, aliás, que na minha cabeça ainda faltou a ligação entre Sara e -A, que eu espero que seja explicada quando a série voltar do hiatus no jump de cinco anos. E como comentário adicional, preciso dizer que adorei o soco que Emily deu na moça, porque sim, foi merecido.

A grande questão acerca do episódio não foi a revelação de -A em si, e sim suas motivações. Justamente por isso, em menos de 20 minutos de episódio já sabemos que CeCe Drake é -A/ Charles/ Charlie/ Charlotte/ Black Hood/ Vilã Master da série. Confesso pra vocês que não me surpreendi com a escolha e até gostei porque afinal, CeCe apareceu do nada lá no sétimo episódio da terceira temporada ("Crazy") mexendo com a cabeça das meninas e tendo ligações fortes com Alison desde então. Além disso, eu já tinha lido a teoria sobre Charles ser transgênero, então também não me surpreendi com a revelação de CeCe ser sua identidade. E, devo confessar que gostei de tudo ter sido contado em flashbacks porque bom, quem não adora flashbacks, né minha gente?

O primeiro flash que vemos é o pontapé inicial para a loucura da família DiLaurentis ser retratada. Charles, querendo acalmar a bebê Ali, a joga na banheira. Kenneth vê, acha um absurdo e convence Jessica a mandar a criança pra Radley. Aqui eu preciso fazer um pequeno comentário: Se todos sabiam que os DiLaurentis tinham uma criança com mais ou menos 6/ 7 anos, como ninguém nunca comentou isso pela cidade? Mesmo depois da suposta morte de Charles? São esses pequenos furos que Marlene não pensa em tentar cobrir e nos deixam encucados com a série, mas enfim... Preciso dizer também que o mini ator escolhido pra representar o pequeno Charlie conseguiu fazer uma carinha bem psicopata, não?

Demos um salto temporal para quando Charlie tinha 12 anos e estava com sua companheira Bethany Young na Radley (pra quem não tem ideia de quem a menina é, ela foi enterrada no lugar de Alison pela Melissa e o nome já tinha surgido algumas vezes na série). E não é que a menina era um mini demônio? E eu já achando que Charlie tinha problemas estritamente por causa de sua família disfuncional, mas Bethany ajudou na evolução de uma mente já perturbada pela genética DiLaurentis. O fato de ela ter jogado a mãe de Toby do terraço da Radley e ter posto a culpa em Charles já mostra o quão demoníaca ela era. E a parte em que realmente me deu pena de CeCe contando sua história foi justamente aqui: Aparentemente o pai não aceitava que Charles se identificasse com vestidos e coisas tidas como "de menina", e, só tendo o apoio de Jessica com sua identificação, ele ganhava vestidos como os de Ali. Mas justamente por isso que ninguém acreditou nele quando disse que não tinha empurrado Marion Cavanaugh. Triste, não?

Outro salto de tempo é feito e Charles já foi dado como morto. Agora Charlotte tenta a todo custo sair do Radley e ter esperanças de uma vida fora daquele lugar. Bom, ela consegue em parte quando ganha uma bolsa da UPenn (Universidade da Pennsylvania). Mas ainda assim, sentindo falta da família, ela arruma um jeito de escapar e poder acompanhar a família. Através de Jason, ela se aproxima dos DiLaurentis. Meio psicótico ela namorar seu irmão? Imagina, né? E bom, daí temos o tal grande final de semana que eles tiveram em Cape May inserido na história. E eu realmente gostei das coisas irem se encaixando na linha temporal da série.

Chegando na história do sumiço de Alison... Com medo de que Bethany estivesse atrás de sua família para matar sua mãe, Charlotte bate com a pedra na cabeça de Ali, achando que ela fosse Bethany, e daí conseguimos linkar toda a história. Jessica enterrando Alison (pra quê ver a pulsação da filha, né?), Jessica também pagando o Detetive Wilden para criar um álibi para Charlotte ter sumido de Radley naquele dia, e todo o jogo de caça e caçador de -A finalmente em prática. Com a identidade de CeCe e de volta a Rosewood, Charlotte tenta se aproximar das amigas de sua irmã, até então tida como morta. Mas a mocinha fica emputecida porque, aparentemente, as liars estavam feliz com o sumiço/ suposta morte de sua irmã e todo o plano de persegui-las começa. E, bom, enquanto o jogo de -A está sendo explicado, CeCe conta que quando as meninas começaram a achar que Alison não estava morta, ela precisava ter certeza sobre isso e bom, daí a armação da finale da season 3 ("A Dangerous GAme") com o incêndio e o acidente de avião.

Interessante aqui foi a inserção de Mona na história toda. Algo que eu nunca tinha acreditado era que Mona tinha agido sozinha na época que era -A. Pra mim, Charles sempre tinha existido. Mas Marlene fez questão de deixar claro pra nós que CeCe, já inspirada por Mona, deu continuidade ao jogo iniciado por ela contra as meninas. Interessante também foi saber que Mona matou Bethany achando que ela fosse Alison. Gosto de como Mona é uma personagem que desenvolve bem. Quando Charlotte diz que não poderia confiar em Mona sem seus remédios já que ela atropelou Hanna, sua amiga legítima, e vemos o pedido sincero de perdão dela, podemos lembrar das várias facetas que Mona já apresentou durante esses seis anos e é impossível não gostar da personagem. Nessa summer finale, inclusive, é ela quem consegue acessar os dados de CeCe nas câmeras e quem consegue tirar as meninas do tal cérebro de -A com seu salto mágico. Sério, já procurando no aliexpress pra ver se acho um desses.

Pra finalizar a sequência toda, as meninas veem Red Coat aka Sara Harvey querendo explodir tudo e vão impedir porque sim, elas são super heroínas agora. E bom, voltando à sequência inicial do episódio, elas se encontram com CeCe/ Charlotte/ Charles/ -A no telhado da Radley. E sim, eu preciso comentar que achei até bacana o "game over" dela para as meninas, mas tenho muitas reclamações sobre uma sequência que deveria ter existido depois disso.

O que custava uma soundtrack de fundo em cenas mostrando as mães sendo resgatadas, Jason e Kenneth sendo levados para o hospital, as meninas reencontrando Ezra, Toby e Caleb, CeCe sendo presa, Sara sendo levada também? Sério, ficou tão mal feita e corrida essa resolução do caso que me deixou insatisfeita.

Mas confesso que adorei a cena de despedida das meninas. Todos os carros parados em direções diferentes na frente da casa de Alison mostrou já que cada uma seguirá seu caminho nos cinco anos seguintes. É um ciclo que se encerra e justamente por isso, adorei Spencer quotando o Ursinho Pooh ao dizer "How lucky am I to have something that makes saying goodbye so hard?". Melhor definição de uma despedida com gostinho de "volto já".

E já pra deixar o gostinho de cliffhanger e o que nos aguarda o restante da temporada e a próxima também, temos Spencer, Hanna, Aria e Emily voltando para Rosewood por causa de Alison. Aparentemente ela se casou, tornou-se professora da Rosewood High e adotou o nome de Mrs. Rollins. E bom, tem alguém que está atrás dela. Um tal "ele", que já sabemos por Marlene que não tem nada a ver com CeCe/ Charlotte/ Charles. Cabe a nós agora esperar até o ano que vem pra ver que novos mistérios cercaram Pretty Little Liars e torcer pra que eles não levem mais seis anos pra se resolverem... O principal pra mim é: "Quem matou Jessica DiLaurentis?". Bom nisso tudo é saber que o ciclo de -A finalizou, finalmente.

Little Lies:
1) Minha pergunta maior: Como as mães saíram do porão? Marlene disse que eventualmente alguém as tirou de lá e que ela só criou o plot no episódio passado pra encher linguiça. Sério? Foi a parte mais legal...
2) O que aconteceu com Jason e Mr. DiLaurentis? Não poderia ter tido pelo menos uma cena deles passando bem de fundo em alguma cena?
3) CeCe foi presa? Voltou pra Radley? O que diabos aconteceu?
4) Nem mostraram Toby descobrindo que a mãe não se matou. Aliás, só eu senti falta de Caleb, Ezra e Toby no episódio?
5) Só eu que achei que Emily não mudou nada cinco anos depois?
6) Senti falta de ver uma formatura das meninas. A série sempre investiu em festas e eventos e pecou ao não mostrar isso pra nós. Especialmente porque o caso de -A se resolveu antes delas se formarem.
7) A seguir, teremos uma edição especial do "Little Lies" contabilizando todos os atos na série e seus autores pra não ficarmos tão mais perdidos.

Little Lies (Edição Especi-Al):
E vocês, o que acharam da summer finale da série? Curtiram a revelação de -A? Já tinham adivinhado? Quem vocês acham que matou a mãe de Alison? Quem vocês acham que está atrás de Ali? Vejo vocês no ano que vem!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles