Seja bem vindo à nossa coluna "Maratona", na qual os membros de nossa equipe se propõe a maratonar uma série e deixar suas impressões por aqui. Eles darão sua primeira impressão da série, comentarão sobre a temática geral da série, sobre a evolução dos personagens, e listarão os melhores episódios da temporada. Vejam a estreia da coluna com a análise da Camilla Andrieto sobre a série "Community". Se você ainda não assistiu a série, cuidado! Porque este post contém alguns spoilers!
First Look: De acordo com o pilot da série é que analiso a primeira impressão que tive de "Community". Sempre ouvi diversos elogios da série, mas o seu primeiro episódio (assistido há meses atrás) não me conquistou da forma que eu achei que fosse fazê-lo. É claro que é muito difícil uma série se ajustar no piloto, mas justamente por isso, resolvi dar uma nova chance à série e assisti o episódio de novo com a intenção de continuar vendo a série. E olha que o episódio me pareceu bem melhor.
A série tem como foco um grupo de estudos desajustado da faculdade comunitária, liderado por Jeff Winger, um advogado que perdeu sua licença e decide dar uma novo rumo à sua vida: Ser estudante e ter seu real diploma, mas não de uma forma séria, pois sendo amigo de um professor desta faculdade comunitária, ele convence-o de dar a ele todas as respostas de testes e provas. Ao conhecer Britta no campus, Jeff diz ser tutor grupo de estudos de Espanhol, mas na verdade ele somente quer sair com ela. Britta entretanto, confia em Jeff e convida Abed para fazer parte do grupo. E acontece que Abed achou que aquilo era realmente verdade e convida algumas outras pessoas para estudarem também. E é então que conhecemos Annie, Pierce, Troy e Shirley. Causando o caos e a discórdia entre eles, Jeff abandona a sala de tutoria, mas Britta o faz ajeitar a bagunça que fez em troca de um jantar, e com um belo discurso inclusive intitulando o grupo de Community, ele leva um bolo de Britta, que o expulsa do grupo e ele revela suas reais intenções. Acontece que no fim, a Community não foi muito longe sem ele e todos o aceitam de volta.
Primeira Temporada
A primeira temporada em si, serve para conhecermos melhor os personagens, tanto que a cada episódio um tem um foco mais específico. Sabemos das histórias deles e eles vão nos cativando aos poucos. Notamos que Jeff se acostuma com a ideia de ter Britta como amiga, mas não descarta a possibilidade de ficarem juntos, e a cada episódio vemos que ele não vale um centavo (como disse pra mim a Letícia Andrade). Vemos a relação de Abed e Troy se tornar uma espécie de Howard e Raj de "The Big Bang Theory". Annie com sua paixão por Troy, mas atração física por Jeff, Shirley fortalecendo-se não como dona de casa e sim estudante e Pierce com uma admiração inexplicável por Jeff. E palmas para o professor Ben Chang, que é o asiático que dá aula de Espanhol e me faz rir a cada cena que aparece. Com esse elenco e o roteiro sensacional, temos episódios bem épicos, como o Halloween deles, por exemplo. Além de falar das participações especiais como Jack Black e Owen Wilson, por exemplo. E a temporada acaba com um pequeno cliffhanger com Britta se declarando para Jeff em frente a todos na universidade, tendo ele que escolher entre ela e a professora Michelle, sua ex-namorada. O que acaba acontecendo então é um beijo entre ele e Annie.
TOP EPISÓDIOS:
1.03 "Introduction to Film"
1.05 "Advanced Criminal Law"
1.09 "Debate 109"
1.10 "Environmental Science"
1.13 "Investigative Journalism"
1.23 "Modern Warfare"
1.25 "Pascal's Triangle Revisited"
Segunda Temporada
1.03 "Introduction to Film"
1.05 "Advanced Criminal Law"
1.09 "Debate 109"
1.10 "Environmental Science"
1.13 "Investigative Journalism"
1.23 "Modern Warfare"
1.25 "Pascal's Triangle Revisited"
Segunda Temporada
Retornamos então no seguinte ano letivo na nossa faculdade comunitária Greendale com alguns meses após a season finale e descobrimos que Jeff e Britta não conversaram e ninguém sabe do que rolou entre ele e Annie. Servindo então a season premiere para a resolução desses casos: Temos uma D.R. no grupo mas ninguém fica com ninguém, a não ser o Señor Chang que, agora como aluno, pede para entrar no grupo de estudos tendo uma cena épica final no maior estilo Smeagol de Lord of the Rings. Nessa segunda temporada já estamos acostumados com os traços de cada personagem, mas a cada episódio nos são dadas informações novas e diferentes e os plots são bons (como Annie e Jeff flertando sempre, Pierce se mudando para o quarto de Troy, Britta e Jeff tendo lances casuais, Abed se revelando o melhor personagem da série, sempre cheio de mistérios e graça e até um rápido beijo entre Annie e Abed num universo quase que paralelo), mesmo que a primeira temporada tenha um balanço melhor que esta. E fora que as referências estão em todo lugar, nessa season finale dupla tivemos um jogo de paintball disputado entre a Greendale Community College X Citty College, a qual foi toda baseada em Star Wars, dando emoções divertidas e sendo uma ótima sequência.
TOP EPISÓDIOS:
2.01 "Anthropology 101"
2.06 "Epidemiology"
2.07 "Aerodynamics of Gender"
2.08 "Cooperative Calligraphy"
2.09 "Conspiracy Theories and Interior Design"
2.12 "Asian Population Studies"
Terceira Temporada
2.06 "Epidemiology"
2.07 "Aerodynamics of Gender"
2.08 "Cooperative Calligraphy"
2.09 "Conspiracy Theories and Interior Design"
2.12 "Asian Population Studies"
Terceira Temporada
A season premiere já começa apontando as dificuldades desse novo ano em Greendale, mas nem por isso teremos problemas, somente a auto-afirmação de que será uma temporada incrível. Nesta temporada, temos as loucuras de Chang que estão cada vez piores/melhores, sendo ele agora parte da segurança da universidade. Também temos a oportunidade de ter mais contato com o reitor que aparece mais frequentemente e cada vez mais caidinho de amores pelo Jeff; Annie se muda para o apartamento de Troy e Abed; Starburns dá seu RIP; Ben Chang agora é segurança de Greendale e garante as gargalhadas mais espalhafatosas. Nosso grupo de estudos favorito começa uma revolução e são expulsos da faculdade no final da temporada (episódio 3.18 mai precisamente) #BOOM. E então acompanhamos sua jornada de adaptação à nova condição de não estudantes, frequentando até sessões de terapia. Conhecemos Gilbert, o irmão bastardo de Pierce, que briga com ele num jogo de videogame pela herança Hawthorne, resultando numa amostra de sentimentos de Pierce, sim, ele é humano (rs). Chang dominou Greendale e instaurou um império na faculdade (fazendo alusão a diversos ditadores na História Mundial) e o grupo expulso da faculdade comunitária se une para restaurar a ordem e reaver o reitor, sequestrado por Chang. É então que o grupo é readmitido na faculdade, mas despedem-se de Troy. Este, passa por um período conturbado no curso de encanador, mas retorna a Greendale para a alegria de Abed e todo o grupo. E ainda tivemos a oportunidade de ver Jeff no tribunal. Quem não estava doido por isso?
TOP EPISÓDIOS:
3.02 "Geography Of Global Conflict"
3.03 "Remedial Chaos Theory"
3.05 "Horror Fiction in Seven Spooky Steps"
3.07 "Studies in Modern Movement"
3.12 "Contemporary Impressionists"
3.19 "Curriculum Unvailable"
3.05 "Horror Fiction in Seven Spooky Steps"
3.07 "Studies in Modern Movement"
3.12 "Contemporary Impressionists"
3.19 "Curriculum Unvailable"
Digo que valeu a pena assistir a cada um destes 71 episódios. "Community" não é uma série superestimada, podem ter certeza. Se vocês tem dúvida sobre ela, assistam. Se vocês já são fãs dá série, aguardem até o dia 07 de Fevereiro para acompanhar a quarta e nova temporada, que tem 14 episódios confirmados. Não teremos a presença nesta, infelizmente, de Chevy Chase (Pierce Hawthorne) e Dan Harmon, o criador da série. As reviews de "Community" vocês conferem aqui, comigo! Aguardo vocês para comentarmos juntos essa maravilhosa e divertida série!
P.S.: Ben Chang foi o personagem que mais me fez rir, principalmente no episódio que considerei o melhor da série (3.02).
P.S.¹: Senti falta do professor Ian Duncan neste última temporada. Alguém sabe dele?
P.S.²: Sou shipper Jeffie e Broy, e vocês?
P.S.³: Um prêmio pra essas fantasias do reitor, uma melhor do que a outra (haha).
E vocês, o que acharam da estreia da coluna? Gostam de Community? Para os fãs, vejo vocês em fevereiro!