CONTÉM SPOILERS!
Antes de mais nada, o episódio merece explicações. "Previously Unaired Christmas" é nada mais que um episódio perdido de "Glee", que foi dispensado pela emissora no ano anterior por ser considerado inapropriado. Ou seja, todos os acontecimentos aqui se referem à quarta temporada. Como este foi rejeitado, a mão que balança o berço teve que se virar em dez e fez o já exibido na quarta temporada, "Glee, Actually". Não sei se isso faz algum sentido para as histórias atuais, mas achei a ideia bem interessante. Caso alguém queira uma melhor explicação, é só assistir o vídeo divulgado pela FOX (e que serviu de introdução) que explica tudo clicando aqui.

Sou um grande fã do Natal, mas os episódios de ''Glee'' sempre me decepcionam, exceto pelo especial da segunda temporada que me emocionou muito. Após ler muitos comentários, assisti com receio, mas digo que me surpreendi. Toda a situação envolvendo os dois plots, de New York e Ohio, foi bem satisfatória e me fez rir muito em diversas cenas. Entendi o porquê da proibição, pois foi algo bem pesado para o feriado.

A outra competição ficou a encargo de Beiste que teve que escolher uma Virgem Maria para o presépio anual. Foi bem interessante pois mostrou uma rivalidade entre Kitty e Marley que existia muito na temporada passada, além de mostrar uma versão arrependida de Kitty que nunca tinha aparecido. Marley era a escolha óbvia, mas a competição inovou com Unique como a mãe de Jesus, e uma apresentação moderna para os padrões. Foi aí que vimos que Kitty é sensata quando quer e consegue o papel da Virgem. Muito legal.

A história de New York foi bem surreal e vexatória, pois mostrou um Natal fora dos padrões que envolveu os melhores personagens da série. Gostei de ver Santana antes de morar de fato em NY, uma vez que ela foi à Big Apple para visitar os amigos. A história deles como Elfos do Papai Noel resultou em cenas e performances divertidas, como o Papai Noel velho e bêbado, e Santana como a Mamãe Noel inapropriada cheia de comentários impróprios para as crianças.

A FOX foi bem ingênua ao vetar esse episódio no ano anterior, mas percebo que ela se redimiu e resolveu apresentá-lo esse ano no intuito de trazer a graça para essa temporada tão inconstante. Entendo os lados que preservam o bem-social, mas fugir do certo era o que a série precisava. Este Natal de ''Glee'' entrou para a memória.
P.S.: "Glee" agora só no ano que vem. A série retorna no dia 25 de Fevereiro para mais episódios. Uma longa espera.
P.S.²: Mesmo assim, não tenho certeza se esse é um episódio antigo ou não. Talvez isso tenha sido usado como uma desculpa, mas cumpriu o seu papel. Adorei!
P.S.²: Mesmo assim, não tenho certeza se esse é um episódio antigo ou não. Talvez isso tenha sido usado como uma desculpa, mas cumpriu o seu papel. Adorei!
E vocês, gostaram desse episódio que ressurgiu? Um feliz Natal e até ano que vem com mais "Glee".