Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVIEW | Criminal Minds: 8.12 "Zugzwang"

$
0
0

Paradoxalmente, este foi o melhor episódio da série até hoje.
Cuidado, spoilers!

Coração na mão desde a primeira cena, posso garantir que "Zugzwang" foi o melhor episódio que a série apresentou nestes oito maravilhosos anos. Esse mesmo tempo, é o que levo para ver o meu tão amado Dr. Spencer Reid com uma namorada. Nesse episódio surpreendente e eletrizante, tive isso e mais um pouco.

Todos devemos lembrar do início dessa temporada e do episódio anterior a esse maldito hiatus no qual "conhecemos" Meave, a namorada eletrônica do Dr. Reid. Eles se falavam por telefone há alguns meses e na oportunidade que tiveram de se encontram havia um possível stalker atrás da moça, alguém que já a havia vindo seguindo e ameaçando há algum tempo, o que acabou estragando o date.

Esse episódio começa com Reid tentando falar com Meave, já agoniado, atende a uma ligação a cobrar que só diz uma coisa: Zug Zwang, a expressão é explicada por Reid logo em seguida, quando procura Hotch e a equipe acerca do possível (e Reid tem certeza disso) desaparecimento de Meave, então aprendemos que ela é uma jogada de xadrez quando o adversário está prestes a dar o xeque-mate. É então que começa a investigação de fato, com a viagem da equipe da BAU para Washignton DC.

Reid, é claro, não pode participar da investigação por estar demasiado envolvido no caso. E quem não chorou com aquele discurso de desespero de Reid para a equipe? Foi tão agoniante vê-lo impotente e envolvido, realmente apaixonado.

Em DC, a equipe descobre tudo sobre a vida dela, Drª. Meave Donovan que trabalha na Mendel University. Interroga seus pais, que os levam diretamente a seu noivo (?). Sim, Bobby era noivo da moça, mas que agora namora Diane. Ao ser interrogado, o rapaz revela que ele também era perseguido e, com o fim do noivado, Meave havia dito que ele deveria continuar com sua vida, por isso não perdeu tempo e arrumou logo outra começou a viver novamente sua vida e mostra algumas fotos que provam que ele estava dizendo a verdade.


JJ e Garcia analisam as fotos e descobrem que o rosto de Meave nas fotos estava riscado com rímel, o que leva a investigação a mudar o perfil do sequestrador. Logo com isso, Reid é levado a pensar em Diane, a tal namorada de Bobby que deu mole uma pista, chamando-o de Doutor, sem ninguém ter falado nada sobre isso com ela.

Enquanto isso, Diane está "fantasiada" de Meave, vestindo suas roupas e falando para Bobby que ele nunca reparou nela, que só desta forma ela conseguira chamar sua atenção. E de repente, BOOM: Ele leva uma garrafada na cabeça e Diane o leva embora do apartamento antes que a BAU chegue ao local.

Diane acaba matando Bobby, enquanto interroga Meave. Ela, afinal, inveja a vida de Meave. E concomitante a isso, Blake ajuda Reid num jogo de xadrez a conseguir detalhes sobre os tempos stalkeados e ele tem a sensibilidade de notar que Diane então seria aluna da Universidade. Diane teve seu projeto de doutorado rejeitado pela Drª. Donovan. É então que a BAU chega à resolução de fato do caso, indo até o depósito registado no nome dos pais de Meave, onde a moça era mantida em cativeiro e Reid se oferece para trocar de lugar com a amada.

Reid tenta um joguinho com Georgina Sparks Diane fazendo-a acreditar que ele queria ficar com ela e não mais com Meave. Depois de tirar sua venda, temos um rápido momento entre o casal mais shippado na série inteira por mim (mesmo que tenha sido em tão poucos episódios). Uma troca de olhares, em meio ao desespero em seus olhos. Linda essa cena, mesmo corrida. Diane beija Reid e ela, com isso, entende que ele nunca a amaria, mesmo com Spencer dizendo o contrário, e afirmando "Eu não te amo" para a Doutora, ela no fim, sabia que aquelas palavras que ficaram presas na garganta de Spencer ao telefone, estavam saindo ali, naquele momento, decodificadas.

Rola uma confusão por conta disso, Diane aponta a arma para Reid, que reage absurdamente rápido, sendo atingido no braço naquele meio tempo. A equipe adentra o depósito e Diane faz Meave de refém. E por fim, Diane nunca conseguiria ter o que Reid e Meave tinham, e é a declaração final da moça para o nosso agente querido, duas palavras: Thomas Merton. As declarações dos dois poderiam resumi-los à sua obra.

Diane atira nela mesma e consequentemente em Meave, deixando as duas mortas, uma BAU complexada e um Reid desesperadamente triste.

Assumo que chorei diversas vezes durante o episódio, mas ver o desespero de Reid me cortou todo o coração, ainda mais porque não esperava por esse final. Estou tristíssima porque o Spencer só se ferra, minha gente! Campanha: Jeff, arrume uma namorada para o Reid! Afinal, até o Hotch conseguiu após a morte de Haley... E assim se explica o que eu disse sobre o paradoxo na chamada da review: O melhor episódio da série, mas que, infelizmente, trouxe um final nada feliz.

"Amor é nosso verdadeiro destino. Nós não encontramos o sentido da vida sozinhos. Nós o encontramos com o outro." (Thomas Merton)

P.S.: Um Emmy para a atuação de Matthew Gray Gubler pra ontem, por favor!
P.S.¹: Reid falando bitch (quem imaginou? hahaha) e não querendo ver a foto de Meave antes de conhecê-la foram duas atitudes que mais me marcaram.
P.S.²: Michelle Tratchenberg arrasou também e ficou com uma bela cara de psicopata, muito diferente da excêntrica e, por vezes, infantil Georgina Sparks em "Gossip Girl".
P.S³: A cena inicial do casamento foi brilhante!

E vocês, o que acharam do episódio? Concordam comigo? Choraram: Sim ou claro? rs.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles