E tem gente falando que o Globo de Ouro foi injusto.
CONTÉM SPOILERS!
Foi uma surpresa para todos, mas Brooklyn Nine-Nine ganhou sim, não apenas um, mas dois Globos de Ouro. É um grande feito, considerando que a série ganhou o prêmio levando apenas 12 episódios ao ar - mais ainda se levarmos em conta o fato de que a banca de jurados provavelmente viu menos que isso. Mesmo competindo contra queridinhas do público e da crítica como The Big Bang Theory, Girls e Modern Family. Sempre acreditei que premiações são como eleições políticas: são grandes concursos de popularidade onde qualidade é irrelevante e o melhor raramente ganha, na verdade, o melhor raramente está na disputa. Entretanto, isso não diminui os méritos da série que tem tudo para ser popularizada com esses dois prêmios e a exibição após o Super Bowl. A série é a melhor comédia em exibição? Não, mas ainda sim é muito boa e uma das melhores estreantes em algum tempo.
O episódio dessa semana trouxe de volta a boa e velha tensão entre Peralta e Santiago com a aposta que foi apresentada logo no piloto da série. Quem fizer mais prisões vence. Caso Jake vencesse, levaria Santiago num encontro. Entretanto, se Amy ganhasse, ela ficaria com o carro do Peralta. Era previsível e desejável que Jake vencesse, e foi exatamente isso que aconteceu. A aposta logo no primeiro episódio da série havia sido um dos pontos fracos do piloto, já que tentava fazer com que o telespectador engolisse a tensão e "química" entre os personagens. Nesse episódio tinha tudo para que as coisas parecessem forçadas novamente, mas não foi isso que aconteceu. Com a bagagem de outros onze episódios, dessa vez tudo ocorreu bem melhor do que no começo da série, já que a relação dos dois foi trabalhada com mais calma no decorrer da série. Achei tudo tão legal envolvendo os dois que até comecei a gostar da ideia dos dois juntos. Não costumo shippar casais que estão definidos desde o começo da série (como aconteceu em séries procedurais, por exemplo), mas acho que Jake e Amy merecem a torcida.
O episódio ainda continuou lembrando dos acontecimentos em "Christmas" em que Boyle tomou dois tiros na bunda. Se em "Pontiac Bandit" ele estava completamente insuportável na sua volta ao trabalho, nesse episódio não foi diferente. Charles estava completamente inconveniente com suas "bombas de verdades", assim afastando todos de sua volta, assim como aconteceu no episódio anterior. Gina, que ficou encarregada de ver impedir Charles de levar um soco, não brilhou muito, mas teve seus momentos. Rosa teve uma surpresa ao ouvir Boyle revelando que não se jogou para salvá-la e sim para salvar qualquer um de seus colegas. Achei isso bom, já que assim teremos um interação levemente diferente entre os dois e a certeza de que os dois ainda sairão juntos permanece.
Enquanto isso, conhecíamos a esposa de Terry. Vimos que a mulher tem temperamento forte e mantém Terry na linha. Não foi o plot dos mais interessantes, mas fico feliz que tenha acontecido pois assim vamos preenchendo pequenos espaços no que envolve as personalidades e famílias dos personagens. Uma das melhores coisas nesse episódio foi vermos um Capitão extremamente inconveniente, mais ainda que Boyle. A falta de sincronia entre Jeffords e Holt também arrancou alguns sorrisos. Foi bom vermos Holt numa situação diferente do que nós normalmente o vemos, assim a série impede que as coisas fiquem maçantes.
Num episódio que não apenas fez rir como também divertiu, Brooklyn Nine-Nine defende seu Globo de Ouro de melhor comédia. O interessante é que esse seria o season/series finale caso a série não fosse renovada ou não ganhasse o back-nine, a encomenda de uma temporada completa. Claro, algumas coisas seriam alteradas, mas creio que a base do episódio seria essa, mostrando a evolução de Jake e Amy, não somente como casal mas como pessoas individualmente falando. Tivemos muito espaço para a atuação escrachada que rendeu à Andy Samberg um Globo de Ouro e muito mais que faz Brooklyn Nine-Nine a Brooklyn Nine-Nine que conhecemos e aprendemos a gostar.
E vocês, o que acharam da performance da série essa semana? Acharam o Globo de Ouro justo?