Agora é pra valer.
CONTÉM SPOILERS!
Como o título do episódio já diz, é o fim do começo. A partir de agora, Marvel's Agents Of S.H.I.E.L.D. já está devidamente apresentada e já criou sua base e zona de conforto para poder seguir em frente. A partir de agora, o desenrolar da história promete ser mais intenso do que a série já foi até aqui. Episódios frenéticos e mirabolantes são esperados, já que a própria divulgação da ABC promete isso. E, pela aparência das coisas, não são apenas promessas vazias.
O Clarividente tem sido o grande vilão da série desde o seu principio. É claro que até o final da temporada a identidade do vilão será revelada e o mesmo provavelmente será preso, quiçá morto. Com as informações de que o Clarividente vem diretamente da S.H.I.E.LD. acaba por frustrando as teorias de que Líder ou até mesmo Loki esteja por trás dos planos. Inclusive, Clarividente não ser de fato um clarividente ou não ter poderes nessas bases é meio que uma decepção a primeira vista, já que, como foi especulado por Coulson em Magical Place, Clarividente não passa de uma pessoa com acesso a arquivos.
Não acho que a Agente Hand seja o/a Clarividente, assim como acho/espero que May não trabalhe para o vilão e apenas esteja respondendo à alguém da S.H.I.E.L.D., talvez até a própria Hand (ou se formos pensar mais alto, por que não Nick Fury ou Alexander Pierce?). O final ambíguo foi proposital já que a série ainda quer manter o segredo da identidade do Clarividente pelo máximo tempo possível, especialmente agora que ele está tão próximo de ser desmascarado.
Mesmo que não tenha roubado os holofotes como tem feito ultimamente, a participação de Skye, agora oficialmente uma agente da S.H.I.E.L.D., teve seu momento de brilhar, mantendo o posto de personagem mais interessante da equipe. Mesmo que tenha ficado no ar que Skye apenas recebeu oficialmente o posto de agente para poder comandar a missão, duvido e ficaria muito irritado com a série se ela perdesse seu nível de acesso. Mesmo que isso seja improvável, não é impossível.
O acesso de raiva de Ward, apesar de ter sentido que ficou meio aleatório, foi um bom momento do episódio. Claro que a conversa com Triplett teve seu papel, mas, no geral, a reação foi fora de personagem. Era claro que eles precisavam de um fogo de palha para o começo da confusão e, para o bem da conveniência, os roteiristas tiveram de sacrificar um pouco da personalidade de Ward , por assim dizer. Ironicamente, essa saída súbita de personagem foi o melhor momento de Ward em um bom tempo.
Sem mais desculpas, sem mais tanta paciência e chega de entrar com expectativa baixa nos episódios, a partir de agora Marvel's Agents Of S.H.I.E.L.D. tem a obrigação de entregar episódios como e melhores que este. End Of The Beginning marca um novo começo para a série, um novo começo onde algumas coisas vão mudar drasticamente. Para o bem ou para o mal, o começo da série acabou.
E vocês, algum palpite sobre a identidade do Clarividente?