Sally não foi sucumbida pela bomba, Jake avisa o presidente sobre a ameaça e tudo é resolvido a tempo. Não foi dessa vez Cyrus rs. E como não podia ser diferente o atentado virou uma disputa política. Nessa disputa, aparentemente, Sally saiu vencedora.
Notícia boa, Rowan não morreu. Isso tudo serviu para juntar Olivia e seu pai. Não sei se é verdadeiro por parte de Rowan, mas eles voltaram a ter uma relação pai e filha.
Falando em Olivia, ela poderia apenas utilizar da situação e ficar com Fitz, mas foi verdadeira com sua personalidade e contou para o presidente do estupro que Mellie sofreu. De uma sensibilidade ímpar a cena entre Mellie e Fitz, não precisou de um diálogo extenso, apenas um gesto foi suficiente para transmitir tudo que o momento pedia.
Apenas inacreditável, em pleno comício do pai, Jerry Filho começou a passar mal e veio a falecer no hospital. Tá aí, algo que nunca imaginei que fosse acontecer. E se até aquele momento era certa a eleição de Sally, devido sua postura durante o atentado, com a morte de Jerry, a reeleição de Fitz virou uma certeza. O mundo político não é nada justo, tragédias são cruciais para eleição, vai entender. Mas vocês acham que a morte de Jerry seria algo simples? Claro que Shonda não varia isso, Jerry F. foi assassinado. Tudo leva a crer que tem dedo de Maya nisso.
Saindo um pouco do enredo principal, Huck achou sua família, ou melhor, por meio de Quinn ele fez essa descoberta. Huck é um dos meus personagens favorito. Apesar de ter atuações pontuais, considero-o crucial para todo o desenvolvimento da série. Por isso, acho que ele não deve voltar para a família. Que ele continue sendo um dos gladiadores de Pope. É, mas quem quer desistir de ser uma gladiadora é a própria Olivia. Aceitou aquela velha proposto do seu pai de começar uma nova vida longe dali.
Fitz quer vingança pela morte de Jerrye a única pessoa que pode fazer isso por ele é Rowan, viva as reviravoltas de Scandal. Harrison ao descobrir que Adnt está morta, vai ajudar Rowan a capturar Maya. E como prometido, Rowan a mata. Bom, é o que ele disse. Mas aí vem a cartada final, Rowan que estava atrás de tudo, foi ele que matou Jerry. Tudo isso para B613 voltar e Olivia se separar de Fitz, e foi exatamente isso que ele conseguiu. É, fomos “enganados”, May não era a grande vilã da história.
Cenas finais: Olivia fugindo com Jake. Rosen tem em mãos tudo sobre a B613. Huck buscando sua família. Harrison sendo morto porque descobriu a trama de Rowan. Maya não estava morta e sim foi para o famoso buraco B613. Fitz ganhando a eleição. Um final de temporada quase nada agitado rs.
Um episódio impecável do início ao fim, beirou a perfeição. Por isso amamos tanto Scandal.
Comentários: As cenas de Olivia com Fitz no telefone, sempre fofas. Kerry Washington e Jeff Perry sempre deram um banho de interpretação em todas as temporadas, mas em especial nesse episódio eles foram magníficos. Destaque para cena do hospital, vale a pena dar replay. Sem sombra de dúvida, Mellie é a personagem mais sofrida, e essa certeza foi se construindo. Na primeira temporada ela era apenas insuportável, pensava apenas no poder, mas a partir da segunda podemos perceber tudo que ela sofreu. Hoje só sentimos pena. Com esse último episódio da temporada só podemos agradecer pela excelente série que Scandal se tornou. Técnica, roteiro e atuação em harmonia, nos proporcionando grandes momentos.