Me abracem porque não é só o forninho, mas a cozinha toda que tá no chão.
Cuidado, spoilers!
Quando a gente vê uma promo que promete uma morte numa summer finale, ficamos em uma ansiedade sem fim durante toda a semana e, obviamente, quando o download do episódio sai, a gente corre pra baixar e se desliga de todas - eu disse TODAS - as redes sociais possíveis, porque nem mesmo os atores ou as páginas oficiais da série e/ ou da emissora estão ligando pra nós, mortais que não assistimos o episódio no stream com medo de tudo travar no meio do bem-bom. Com Pretty Little Liars, a sensação de ânsia sem limites não foi diferente - aliás, a série sempre capricha muito nas finales - mas essa temporada se diferencia de todas as anteriores porque ela vem se mantendo num nível bastante alto. A F-Atal Finale prometeu e cumpriu o nível de expectativa que gerou durante uma semana e nos deixou nervosos pela segunda parte da temporada.
Primeira coisa que eu devo fazer é elogiar o roteiro por, novamente, colocar uma espécie de grupo Avengers pra trabalhar junto. Ver Emily, Spencer, Hanna e Aria recorrendo à Mona para lidar com Alison e seu depoimento na delegacia. Achei ótima toda essa junção - e a piadinha de Mona dizendo que os bed buddies de cada uma deveriam ajudar também, haha! -, porque como eu tinha dito na semana passada, aproveitar Mona era um trunfo que já deveria ter sido usado há tempos pelas meninas. Uma pena que elas demoraram tanto a se ligar que Alison não é amiga delas...
Pra começar a falar da Alison eu preciso expor meu ódio master a ela. COMO ASSIM ELA DÁ UM DEPOIMENTO DAQUELES?! A gente sabia que ela era uma cretina, sabia, mas pra mim, até ela tinha limites. Pois bem, descobrimos que ela não tem. Ao dar a deixa pra polícia que Spencer poderia ter matado Bethany, tudo aponta pra mais nova das Hastings como culpada. Acho um absurdo a polícia aceitar o polígrafo de uma adolescente bem espertinha como prova maior pra acusar outra. Eles não sabem que há meios de burlar o teste?! É em horas como essa que eu vejo quanto a polícia de Rosewood é
Aliás, eu ainda não posso acreditar que a summer finale tenha acabado tão mal para Spencer. Primeiro temos toda aquela história do vídeo da Melissa, daí os pais dela - pra variar - não estão em Rosewood num momento crítico como esse. Segundo porque Toby está lá falando com ela no celular e de repente BOOM! sofre um acidente de carro e fica na cadeira de rodas. E em terceiro, e último, e de longe o mais importante de tudo, ela vai presa. Sim, P-R-E-S-A! Não sei como vão resolver tudo isso, provavelmente Peter e Veronica darão um jeito nessa história, já que são os

Não é que Jessica pulou a cerca com o pai de Bethany?! E Mona matou a charada toda: Ali descobriu sobre o caso da mãe, fez Bethany ir para Rosewood, ficou com ciúmes de tudo e queria Bethany morta. Eis que Mona liga pra Aria e consegue passar todas essas informações pra pequena liar e ela, juntamente com Ezra, ativa Hanna e Emily para correrem até a casa de Mona, mas é uma pena porque -A(lison) já está agindo.

O último comentário que quero fazer é relacionado à inteligência que as meninas demonstraram ao longo do episódio. Claro que Mona como líder do grupo de ação deu todo o rumo da investigação delas. Aliás, adorei ver Mona e Lucas agindo! E, por fim, achei que Emily estava indo super bem naquela falsidade master com a Ali, uma pena que ela teve aquela pequena crise de burrice deixou o celular exposto e Ali descobriu que elas estavam armando pra mantê-la por lá. Mas por providência divina, Paige estava lá e mesmo sem saber do plano, deu sua contribuição de inteligência ao seguir Ali e descobrir que as gêmeas estão trabalhando pra loira. É sério gente, me surpreendi com o quão inteligentes essas meninas foram ao longo dessa summer finale. Obrigada Marlene!
E pra quem, assim como eu, aprendeu que só se deve confiar numa morte com um corpo, digo pra vocês que PLL prometeu uma morte, e de fato, cumpriu o propósito da F-Atal Finale.
"Game over, Alison. I win!"
RIP Mona Vanderwall!
Enfim, cabe a nós agora esperar pelo episódio de Natal. Sim, esse ano teremos o primeiro Natal em Rosewood, o que eu achei ótimo porque já tivemos três especiais de Halloween e nenhum de outra data especial. Então, vamos torcer pro tempo passar rápido até dezembro e que esse episódio traga boas novas pra nós.
- O início do episódio com todo aquele momento fofo dos shippers foi tão fofo! Posso tirar cinco segundos pra dizer que amo Spoby, Ezria, Paily e Haleb?! Obrigada.
- Nunca vi um curso para a polícia acabar tão rápido quanto esse de Rosewood.
- Geralmente eu amo os looks da Aria, mas essa blusa listrada com a saia florida não combinam de jeito nenhum!
- Jessica DiLaurentis teve um caso com o pai de Bethany Young, com o pai de Spencer... Quem dá mais?
- PLL ensinando que não se deve dirigir e falar no celular. Muito bem, Marlene com essa campanha de direção defensiva!
- Ezra, pode vir cozinhar aqui em casa!
- Detetive Hollbrook voltou pra ser lindo por aqui e dar aquela assustadinha em Aria no Radley, né?! Será que ele fica mais?
- Ah, sobre ele ainda: Como assim a mãe da menina assassinada recebe a notícia de que a filha morreu e não acharam o corpo dela através de uma entrevista do detetive para os jornalistas locais?!
- Perguntas que só PLL traz pra nós: Como uma adolescente consegue hackear a polícia e usa um programa de espionagem militar?
- Posso dizer que adorei a decoração de Natal já começando?
E então, o que acharam da summer finale? Já estão ansiosos para o episódio de Natal? Agradeço pela companhia até agora e espero vocês em dezembro!