Perdendo amigos e alienando pessoas.
CONTÉM SPOILERS!
O começo da temporada de "Marvel's Agents Of S.H.I.E.L.D." já é muito superior ao começo da temporada passada, com tramas mais convincentes e acertando o tempo cômico das piadas, um dos grandes problemas da primeira metade da temporada. Além disso, os personagens saíram de suas personas clichês e agora contêm certa profundidade e se na primeira temporada apenas Coulson era um bom personagem (e a dupla Fitz-Simmons as vezes), nessa temporada todos estão fazendo sua parte e qualquer um pode roubar a cena.
Fitz tem sido um dos maiores desafios quanto a character development para Jed Whedon e Maurissa Tancharoen. Ele, que sempre foi um personagem carismático, agora é um personagem traumatizado e com uma grande sequela. A perda de Simmons fez com que a Fitz perdesse o melhor seu melhor aspecto que era a interação com ela. Mesmo que ainda tenhamos ela em um flashback ou outro, iniciar a temporada sem a cara-metade de Fitz foi ousado. E deu certo. O personagem ficou num tom parecido que nos foi mostrado em F.Z.Z.T. (que foi o melhor episódio da série na primeira metade da temporada passada. O momento em que Fitz confronta Ward permitiu que Iain De Caestecker perdesse o jeito bobão e tivesse espaço para atuar.
Por mais que tenha assustado a primeira vista, a ideia de Simmons ter virado Hidra era minúscula. Felizmente, a série não fez um alvoroço muito grande sobre a lealdade dela e seguiu em frente com o plot. de maneira rápida e eficiente. Não espero que Simmons dure muito infiltrada, já que isso limitaria muito a personagem quanto aparições considerando que suas aparições como alucinação vão ficando cada vez menores. Apesar deles não terem se encontrado pessoalmente, "Making Friends And Influencing People" foi um dos episódios mais Fitz-Simmons da série até aqui.
O episódio também proporcionou o retorno de Dylan Minnette como Donnie Gil, o Nevasca. Infelizmente, essa também foi a última vez que vimos o personagem, ou pelo menos é o que parece. O twist que ele já havia recebido sua lavagem cerebral e apenas precisava ser ativado foi bom e foi o necessário para dar a urgência no clímax do episódio. Os poucos pontos negativos da volta do personagem são relacionados aos seus poderes, que foram apresentados muito vagamente e os efeitos especiais que foram meio bizonhos, mas ABC e já estamos acostumados.
Já em "Face My Enemy" continuamos o rodízio de foco nos personagens e recebemos praticamente um episódio entre Coulson e May, com seus momentos para Fitz. As melhores cenas do episódio foram as cenas de luta da May, que desde que Ward foi revelado um traidor tem sido o que ela mais fez. May deu porrada em todo mundo, inclusive nela mesma. A personagem, que entre os veteranos da equipe é a que recebe menos character development, recebeu seu momento quando pressionada sobre a contingência no caso de Coulson enlouquecer.
A alternância entre vilões continua e no episódio 3 tivemos muito Whitehall, já no quarto tivemos ambos! Raina representando O Doutor e Whitehall confrontando-os quanto à situação do Obelisco. Não espero que tenha sido a última vez que os personagens tenham tido um confronto de interesses, já que o Doutor quer que sua filha, Skye, permaneça sã e salva quando o Kraken tem objetivos diferentes para os agentes da S.H.I.E.L.D.. Agora, todos estão atrás das misteriosas marcas aliens. Kree? Inumano? Uma raça nova? Só o tempo dirá.
O que eu gostei em "Making Friends And Influencing People" foi o fato de saber dosar o humor, usando o alívio cômico de maneira simples e no timing perfeito, já "Face My Enemy" perdeu muito em tentar aliviar a temporada que até agora tem sido mais sombria, o resultado foi quase tão desastroso quanto "Homem de Ferro 3" onde a comédia não casou com o drama do filme. Felizmente o episódio teve uma história melhor que o terceiro filme da franquia. Outro artificio do Universo Cinematográfico da Marvel utilizado no episódio que não agradou foram as máscaras milagrosas apresentadas em "Capitão América - O Soldado Invernal". Mesmo que "Face My Enemy" tenha sido o episódio mais abaixo da média na temporada, ainda não foi ruim e foi melhor do que eu esperava.