Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVIEW | The Affair: 1.07 "7"

$
0
0

Rachaduras.
Contém spoilers!

Eu sempre achei os dois casamentos muito mais interessantes que o affair propriamente dito. Para os que discordavam disso, esse episódio foi a prova de que os casamentos foram os “expansores” das tramas. A Alison e o Noah embarcando nesse affair foi uma coisa gradual, que se tornou mais constrangedor pelo uso da dupla perspectiva e a forma como isso brincou com as expectativas de quem assiste. O affair em si pegou fogo rapidamente e depois desandou mais rápido ainda, deixando ambos Noah e Alison com muita bagunça a ser resolvida. O que leva a pergunta: o que foi esse affair, afinal?  Foi uma conexão real entre duas pessoas ou só uma fuga dos problemas dos dois protagonistas?

Uma das maiores dúvidas que eu tinha no começo da série, era se o Cole e a Helen saberiam ou não sobre o affair e o que isso resultaria. Obviamente eles saberiam, afinal isso traz mais drama para a série, mas a forma como eles descobririam era a real pergunta. Quando o Oscar se meteu na história, tudo virou uma bomba-relógio. A decisão dele de contar pro Cole como a Alison descobriu que ele [Oscar] havia denunciado Cole pra polícia, em um acesso de raiva surpreendeu, mas fez sentido, já que o Oscar tem uma personalidade forte.

Uma coisa que não fez tanto sentido foram as aparições do detetive. Ele sumiu das cenas de interrogatório e somente apareceu lendo o romance do Noah e posteriormente, indo ao “The End” checar se o sistema do hotel possuía alguma informação sobre o Noah. Não pareceu que nada que ele fez teve algum propósito que venha a valorizar a trama no futuro.

Porém esse foi o único aspecto negativo do episódio. Todo o resto funcionou bem demais. A decisão de fazer todo mundo descobrir sobre o affair em um único episódio foi inteligente, já que colocou o Noah e a Alison na mesma situação, mesmo eles estando em locais diferentes. Mesmo estando na mesma situação, os dois possuem sentimentos muito diferentes em relação ao final do affair.

Pro Noah foi algo que o fez se sentir culpado e que ele não entende direito; como se a revelação de que a Alison estava envolvida com tráfico de drogas o fizesse perceber que sua vida conjugal era muito mais sólida e correta que seu affair. Pra Alison, ela ainda procura desesperadamente uma saída de sua vida oprimida e ainda acha que o Noah pode ser essa saída. Enquanto o Noah tem um ataque de pânico de tão culpado que se sente; a Alison está contemplando o quanto sua vida com o Noah faria muito mais sentido que sua vida em Montauk. Noah confessou pra Helen porque se sentiu culpado a ponto de parar no hospital; já a Alison só esclareceu as coisas com Cole porque o Oscar revelou tudo. O Noah quer explodir sua vida pra ver se consegue voltar a ter algo sólido; enquanto a Alison está satisfeita em viver a vida fictícia que leva com Cole desde a morte do Gabriel.

O que todo mundo descobrindo dá para a série é a possibilidade de explorar os casamentos separadamente, sem focar no affair. O relacionamento do Noah com a Helen sempre estava no segundo plano, com os espectadores vendo como o dinheiro da família dela e sua atitude de exaustão em relação à escrita do Noah o levaram pra um ponto em que um affair parecia plausível. Vendo ela aqui, no entanto – e vendo a performance fantástica da Maura Tierney nesse episódio – prova que na verdade o Noah precisava se sentir grande como pessoa e fez questão de distorcer as palavras dela se fosse necessário. Depois que ele confessa e a Helen pede por mais detalhes, as desculpas dele são todas embrulhadas em como ele vê a Helen (uma percepção que foi mostrada pelos olhos dele durante toda a temporada), mas é óbvio pela resposta e expressão dela no momento, que aquilo foi algo que ele nunca viu: que qualquer pressão que ele imaginou que ela colocasse nele, pra conseguir fazer mais coisas, foi simplesmente ela tentando amenizar a pressão que ele colocava em si mesmo. E a própria profecia do Noah de ser realizado com as coisas que fez é o que pode ter implodido sua vida.

Enquanto o Noah está arrependido, a Alison está contemplando o que o affair significou. Depois que o Cole descobriu, ela foi até New York pra ver como a vida do Noah é, frequentando a loja da mulher dele e depois vendo ele interagir com os filhos. A Alisou participa muito pouco das decisões da sua vida depois que o Cole descobriu: primeiro fugindo do confronto e depois voltando pra Montauk, uma vez que o Cole apareceu pra conversar com ela. É muito difícil entender o que se passa com a Alison, mas a chave de tudo está na cena dela com o Cole sentados na calçada, quando ele finalmente se abre e fala como se sente em relação à morte do filho – em uma atuação brilhante do Joshua Jackson. Parece que foi a primeira vez que ele se abriu de verdade pra ela. E ela mal sabe reagir, nem mesmo sabe como confortá-lo, já que esse não é o Cole que ela está acostumada. Quando ela volta pra casa com ele, quando está ao lado dele no hospital quando ele decide virar a página e recomeçar, querendo vender o rancho, e quando ela deixa de tomar pílula anticoncepcional no que pareceu ser um acordo silencioso pra recomeçar com ele, parece que a Alison não está tomando a decisão de seguir em frente com o Cole, mas sim de não acabar sozinha sem nenhum dos dois.

Assim como o status do relacionamento da Helen com o Noah está incerto, o casamento da Alison com o Cole, mesmo depois do acordo de seguir em frente, parece mal resolvido. Não é uma coincidência que a situação da Alison com o Cole está igual ao parapeito da varanda da casa deles no início do episódio: ela insistia em pintar pra fazer parecer novo enquanto o Cole disse que era necessário trocar tudo, porque não pareceria novo, apenas pintado. A relação deles é exatamente assim: camadas e camadas de tinta, enquanto por dentro tudo está apodrecendo a ponto de se rachar. O Noah foi a rachadura.

Observações:
  • O que estava escrito no bilhete do Noah pra Alison?
  • A Cherry (mãe do Cole) é uma personagem incrível. Ela obviamente sabe tudo sobre o tráfico de drogas e até incentiva o filho a continuar, não querendo que o Cole venda o rancho. Ela manipula a Alison com suas histórias sobre conhecer bem os filhos sendo a mãe mais intuitiva do mundo. Em seguida, ainda solta a bomba sobre saber tudo sobre o affair. Fica fácil saber de onde vêm os problemas de comportamento do Scotty e do Cole.
  • O Noah sempre se vê  como um bom pai e eu acho isso uma visão egoísta. Na versão da Alison ele reagiu com surpresa quando o Cole elogiou o Martin, enquanto na dele ele apenas sorriu.
  • O Hal poderia saber que não se deve devolver droga pros traficantes, né? Um tanto burro.
  • Pode importar no futuro: o Scotty foi visto com uma moça morena (a Whitney talvez?);  não haviam registros do Noah no The End.

Audiência:

Atingiu um novo recorde para a série. Subiu de 0.20 de rating para 0.23, totalizando 877 mil viewers. Um aumento de 13% se comparado ao episódio anterior, que foi visto por 778 mil espectadores.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles