Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVIEW | Haven: 5.13 "Chosen" [Mid-Season Finale]

$
0
0

"I bought the last plane ticket to the end of the world" - Identify (The Maine) 
CONTÉM SPOILERS!


E chegamos ao ultimo episódio de 2014 de Haven, e tenho que dizer para vocês, e que episódio foi esse viu, foram tantos acontecimentos, tantas reviravoltas, tantas perguntas a serem respondidas ano que vem e lógico que foram muitas lágrimas da minha parte coisa que já se era esperado, mas tudo bem sou uma manteiga derretida e estou tentando entender até agora o motivo dessas lágrimas.

Já que terminamos  "Chemistry" com a grande bomba de que Charlote era mãe de Mara tenho que continuar a história desse ponto, afinal essa era uma informação que nos trouxe muitas respostas e lógico que mais perguntas. Primeiro descobrimos que Charlote esta praticamente conservada no formol né, afinal ter mais ou menos mil e cem anos não é para qualquer um e descobrimos que a confusão do celeiro e novas personalidades da Mara vem acontecendo por 500 anos, até ai tudo bem a história ficou clara, o que para mim necessita de mais informações e caso eu tenha dormido em algum ponto sintam-se a vontade para me falar é:

- O que raios aconteceu com o pai de Mara, porque até onde consegui entender a morte dele foi o que iniciou todo esse comportamento destrutivo dela para com as outras pessoas.

- O tempo no "universo paralelo" ou do outro lado do véu, como vocês acharem melhor passa de forma diferente? As pessoas vivem mais lá? Porque entendo que Charlote aprisionou Mara no mundo de Haven e fazia ela ter os ciclos de 27 em 27 anos mudando sua personalidade como forma de punição por ela ter causado os troubles e também como forma de tentar trazer de volta a filha doce que um dia ela teve. Mas Charlote não estava presa nem nada, ela esta lá vivendo a mais de mil anos do outro lado. (Tudo muito confuso para o meu cérebro rs)

Eu acho interessante vermos o quanto nossos protagonistas (tirando o Nathan, é lógico) são altruístas. Primeiro Audrey estava disposta mais uma vez a se sacrificar para salvar a cidade e também salvar Duke e ele também estava disposto a se sacrificar para não colocar a vida de mais ninguém em perigo, gosto muito de toda essa atitude deles, principalmente se levarmos em consideração a evolução do personagem do Duke no decorrer desses cinco anos.

Sabíamos que tínhamos três problemas(Audrey, Mara e Duke) que precisariam ser abordados nessa mid-season finale e acredito que eles foram muito bem elaborados e souberam pelo menos me deixar curiosa para saber o que acontecerá daqui para frente com os moradores de Haven, afinal uma situação que já era muito ruim se mostrou que só irá ficar muito pior na metade final da temporada. Gostei da forma que toda a doença da Parker foi abordada e como foi solucionada, afinal a personalidade que tornava Audrey ela mesma era a parte de Mara que ficou perdida durante todos esses anos, a parte que ela não conseguia se conectar por livre e espontânea vontade graças a morte de seu pai.

Só que ai fico pensando em algumas coisas: primeiro, o quanto deve ter sido difícil para Charlote aceitar que sua filha não tinha mais salvação e de que era necessário matá-la e troca-lá pela personalidade de Audrey, ao mesmo tempo que gosto dessa saída e foi a unica saída aceitável para a série, porque eles não iriam terminar a primeira metade exatamente onde começamos, acho ela um tanto esquisita, afinal ela passa a impressão de que tudo bem trocar a sua verdadeira filha por uma cópia só porque ela não atingiu suas expectativas. Ok estou mais do que feliz com o resultado por mais que sentirei falta de todo o lado bitch de Mara, mas achei essa escolha da Charlote um tanto quanto simples, em um assunto um tanto quando complexo, mas quem agradeça é Nathan e a cidade de Haven né.

O terceiro ponto que precisava ser abordado aqui seria toda a situação de Duke e é aqui que preciso dizer que me sinto bem preocupada, que eles não iriam resolver a situação era mais do que óbvio afinal precisávamos de um cliffhanger e depois de tudo que a série enfrentou nesses primeiros treze episódios ela não poderia voltar somente a focar nos casos semanais. Achei muito impressionante o final do episódio com Duke expelindo milhares de éters que atacavam todos os moradores da cidade e que de quebra ainda estavam presos em Haven. Agora essa situação me deixa com duas perguntas: 1)O que será de Duke depois que todo o éter for expelido dele? Espero do fundo do meu coração que ele não mora, pois não consigo imaginar a série sem a presença do ilustre Eric Balfour. 2)É óbvio que isso muda toda a história, com o tanto de éter que estava saindo do Duke acredito que não teremos mais um trouble por família e sim praticamente um trouble por pessoa na cidade, mas será que as pessoas que já tem um trouble serão afetadas?

Só sei que teremos muita encrenca quando a série voltar do hiatos, mas tenho que dizer que estou
louca para ver onde isso vai dar. Porém por mais que eu tenha amado o episódio acabei achando algumas coisas meio desnecessárias. Primeiro já estávamos andando com o plot dos CROATANS a dez por hora mesmo, então não vi a necessidade de trazer essa história de volta agora, apenas sabemos que algo esta em Haven e cravando a palavra em pedras, o que não acrescenta em nada nas informações que já tínhamos.

E depois eu meio que não vi a necessidade de termos que lidar com novos troubles nesse episódio, ok entendo que eles tinham que aparecer para termos uma ideia do que o "novo" Duke poderia causar, ainda mais para trazer todo o impacto com o cliffhanger, mas acho que não precisaríamos abordar tanto a história como foi feito com o pai que se preocupava demais com os filhos por causa dos troubles e quando ele foi atingido seus piores receios acabaram virando realidade, tudo isso só serviu para provar que Audrey mesmo com um pé e meio dentro da cova ainda tinha jeito para lidar com as pessoas e que sim Haven realmente precisa dela para continuar existindo.

P.S: Não entendo como as pessoas que não eram afetadas ainda não tinham fugido da cidade, bom agora tarde demais para eles.
P.S2: Não me importo muito com o Dwight depois de toda a palhaçada que ele fez com o Duke nessa temporada, então bem feito para ele pela Charlote ter mentido. Por mais que depois desse final acredito que ela ficará na cidade por mais um tempo para ajudar, então eles ainda tem chances.

P.S3: Fiquei um pouco decepcionada com o encontro entre Mara e Audrey, sou sincera em dizer que esperava mais da situação. 
P.S4: Tenho que dizer que gostei do sentimentalismo do Nathan falando como Duke. 

E vocês o que acharam da mid-season finale?

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles