Uma temporada de altos e baixos.
CONTÉM SPOILERS!
A partir de hoje sou eu que falarei dessa maravilhosa série que é Doctor Who. Tenho que começar dizendo que ela é uma das minhas séries favoritas apesar de eu não ser uma grande conhecedora de toda a mitologia da série e de seus episódios antigos, mas da nova fase iniciada em 2005, eu até que consigo me virar rs.
Tendo dito isso, preciso dizer que se fosse definir essa oitava temporada em uma palavra seria: INCONSISTENTE. Vou explicar o porquê acho isso no decorrer do meu falatório aqui mas o principal é que, ao mesmo tempo em que tivemos episódios excelentes e acredito que o melhor episódio desses cento e três episódios que compõem essa fase da série, tivemos episódios que deixaram muito a desejar e mais perguntas do que o normal que não foram respondidas. Ah e outra coisa que achei estranho foi o fato de a BBC não comemorar os cem episódios da série.

Lembro que quando tivemos a mudança de Matt para Peter, o meu primeiro pensamento foi negar, achar estranho e todas as coisas que costumamos fazer, afinal, as pessoas não gostam de mudança e não temos uma única coisa para reclamar de Matt como Doctor. Eu, como a manteiga derretida que sou, posso dizer que chorei demais com essa mudança e chorei mais anda quando ele nos deu a graça de sua presença em "Deep Breath" apenas para falar com a Clara. Mas pois bem, não estou aqui para falar sobre o Matt (que sim é o meu Doctor preferido, seu carisma era muito cativante, juntamente com as suas atrapalhadas), mas estou aqui para falar de Capaldi e seu Doctor ranzinza, convencido e um tanto quanto complexo, mas ao mesmo tempo brilhante.
Acredito que a maioria de nós tenha sentido à primeira instância o choque dessa mudança na personalidade dele e que se formos levar em consideração tudo que ele enfrentou e presenciou, é uma mudança totalmente aceitável. Uma coisa que ficou muito em minha mente dessa temporada é quando ele pergunta a Clara se ele era um bom homem. E no fim do dia acredito que a resposta seja sim, ele pode tomar decisões difíceis, ter ações impensadas, mas ele não é uma pessoa egoísta que faz o que faz para ganho próprio ou pela glória. Ok, ele gosta de ser o ultimo de sua "espécie" e de sempre poder dizer que ele salvou a Terra inúmeras vezes, mas ele faz porque alguém tem que fazer, alguém tem que estar disposto a tomar as decisões difíceis no fim do dia e aceitar as consequências. E podemos ver o quanto ser o Doctor não é fácil em "Kill The Moon", onde o Doctor dá esse poder de decisão para o povo da Terra e a Clara, acredito que ai por mais que ela tenha ficado extremamente possessa com ele, ela conseguiu realizar o que realmente é ser o Doctor e ter pessoas esperando sempre que ele tome a decisão correta.
Uma coisa que para a minha pessoa foi um fato importante foi toda a história de Capaldi ter aparecido em Torchwood e nosso amado/ odiado Moffat ter nos falado que isso teria um propósito e que iriamos descobrir essa razão, não sei se eu dormi em algum momento importante da série mais continuamos sem saber o porque disso e qual é a grande história por trás dessa regeneração, lembro perfeitamente que em "Deep Trouble" quando o Doctor esta conversando com mendigo no beco de Londres ele comenta que o rosto é conhecido e posso dizer que essa cena me deu extrema felicidade porque pensei comigo gostei que logo de cara eles tiveram o cuidado de acrescentar essa informação para a situação não passar desapercebida porém depois disso o assunto morreu e não tivemos mais nenhum comentário da situação e tenho que dizer que estou aqui esperando senhor Moffat me trazer respostas, se não ficarei muito possessa.
Sei que muitas pessoas não gostam da Clara como companion. Eu particularmente não sou uma delas gosto muito dela (por mais que ela não seja minha preferida) mas eu acho muito interessante a história de ela ser a impossible girl e de tudo que ela já fez por ele e do fato de ela ser a consciência do Doctor sempre que ele precisa ou que ele se deixa levar. Eu nunca achei que ela tenha sido mal aproveitada, apenas acreditava que ela poderia ter ganho um pouco mais de atenção e nessa temporada tenho que dizer que ela teve isso, não acho justo alguém falar que ela não teve nenhuma utilidade e tudo mais. Acredito que a parte mais fácil de analisar dela nessa temporada foi o seu envolvimento com o Danny, gostei que após a transformação do Doctor eles acabaram com aquela coisa de ele ser "namorado" dela e trouxeram alguém de verdade para preencher esse lado na sua vida.

E acho que é ai que tenho que falar do melhor episódio na minha opinião não só da temporada mais como dessas oito temporadas de Doctor Who: "Listen" , eu nunca consigo ver Doctor como uma série para passar o tempo, ela sempre me deixa pensando e muito, e tenho o costume de falar que episódio bom de Doctor Whoé episódio reflexivo que me faz ficar analisando, pensando e repensando, bolando teorias e tudo mais. Acredito que quem não veja a série com essa visão não consegue compreender totalmente o seu significado. "Listen"é o tipo de episódio que confunde a sua mente mas ao mesmo tempo te ilumina de coisas que você nem pensava que era possível e mais uma vez Moffat mostra o porque ele é o gênio que é, é interessante ver que a Clara teve um impacto na vida do Doctor muito antes de ele ser o que é hoje e que por causa das atitudes deles ele criou toda essa teoria de não estarmos sozinhos no universo, de que mesmo quando estamos sozinhos será que realmente estamos? Será que não há sempre alguém ali que não conseguimos ver nem com o canto dos olhos, mas que sempre sentimos que está ali?!
Como falei achei essa temporada um tanto quanto inconstante e enquanto tivemos episódio interessantíssimos como "Listen, Flatline e Dark Water", tivemos episódios totalmente sem graça que merecem ser esquecidos em algum limbo por ai como "In The Forest of the Night, Time Heist ou The Caretaker". Não vou negar que esses últimos três não tiveram uma ou outra cena que fossem boas, mas eles no geral não me empolgara (não me xinguem essa é apenas a minha opinião). Eu não sei explicar muito bem mas senti que a série se perdeu em algum momento no meio do caminho com o seu plot central e só soube achar o seu caminho no final e mesmo assim esse caminho me deixou com diversas perguntas que não sei se não fui inteligente o suficiente para entender ou se ficamos sem respostas mesmo.
Misty foi o grande problema da temporada e sim Mestre novamente foi um vilão implacável com um plano um tanto quanto bizarro, ainda não entendo como foi possível ele estar ali se o Doctor havia colocado Galifrey em um universo paralelo, ainda mais depois que as coordenadas não levam ele a lugar algum, mas como Galifrey é uma parte muito importante da história acredito que isso será abordado em algum momento mais para frente. Eu tenho que dizer que achei bem genial a ideia dela de ir coletando todas as almas das pessoas que morriam a fim de usar os seus corpos para serem transformados em Cybermans foi um jeito diferente e bem original de trazer um dos grandes vilões da série de volta, e tenho que dizer que essa situação era algo que eu não esperava, ainda mais com os indícios que nos foram dados ao longo da temporada com o que eles mostravam sobre o "paraíso" foi uma saída diferente e que eu acabei gostando muito.
Para eu não ser injusta e ficar sem falar de nenhum episódio vou falar de forma bem resumida de cada um deles agora, principalmente para vocês não desistirem da leitura.

8.02 "Into The Dalek" - Por mais que não tenha sido um episódio excelente gostei muito de podermos ir passear dentro de um Dalek e vermos que sim mesmo criaturas detestáveis como eles podem ser bons e todo o paralelo que ele trouxe com o fato de o Doctor ser ou não um bom homem. Sem contar que aqui tivemos a apresentação do Danny.
8.03"Robot of Sherwood"- Preciso dizer de que apesar do episódio ter sido um filler totalmente eu gostei muito desse não sei se foi pela participação do Tom Riley ou pelo fato de termos abordado a história do Robin Hood ou se foram pelos momentos de comédia, pois como não amar Doctor lutando com uma colher.
8.04 "Listen" - Já expressei todo o meu amor por ele lá em cima então nem direi mais nada apenas muito amor por esse episódio, melhor da temporada sem sombra de dúvida.
8.05 "Time Heist" - Acabei gostando desse episódio mais pelos personagens que participaram em ajudar o Doctor e a Clara a roubar o banco do que pelo caso em si, mas tenho que dizer que gosto da forma como o Doctor engana ou trapaceia nas informações mesmo que seja com ele mesmo.
8.06 "The Caretaker" - Tirando o fato de que esse episódio foi o que levou o Danny a descobrir sobre o Doctor eu achei o caso um tanto quanto irritante, Danny irritante, Clara irritante e a garota que ficou perturbando também irritante.
8.07 "Kill The Moon" - Tirando o fato de que o episódio teve os propósitos que falei lá em cima não gostei muito dela não, todo o seu acesso de raiva com o Doctor foi meio desnecessário ainda mais porque no final ela toma a atitude certa e como disse a presença da garota chata da escola não ajudou em nada.
8.08 "Mummy on the Orient Express" - Particularmente eu amei esse episódio, não sei se foi pela múmia, pela história por trás da múmia, pelo fato de eles estarem em um trem no espaço, pelo fato de esse em tese ser a despedida de Clara por causa da frescura dela, e gostei principalmente de ver a genialidade do Doctor e realmente consegui me empolgar ainda mais com a presença de Capaldi.

8.10 "In The Forest of The Night" - Como já disse esse para mim foi o pior episódio da temporada apesar do cenário ter sido algo bonito e a história de que a própria Terra toma conta de nós interessante.
8.11"Dark Water"- Acredito que esse episódio tenha sido melhor que o ultimo em si, primeiro porque gostei e muito da forma que Danny acabou morrendo, por ser algo totalmente mundano e nada relacionado ao mundo fantástico que a Clara passa com o Doctor e ainda mais pelo fato de que pelo menos para mim foi uma surpresa total. Sem contar que tivemos a descoberta de que o tempo todo era o Mestre que estava ali comandando o "paraíso".
8.12 "Death In Heaven" -esse episódio para mim pelo menos é extremamente triste, a despedida da Clara com o Danny o fato de que mesmo ele sendo um Cyberman ele não pode fazer mal para ela e que foi ele que acabou salvando o mundo e ainda sacrificando sua grande chance de ser feliz pela culpa que ele sentia e acredito que principalmente pelo fato de esse ser o começo do fim definitivo da Clara como companion, sem estamos acostumados com essa troca que ocorre primeiro de Doctor e depois de companion mais aquela cena final com ambos extremamente miseráveis mais mesmo assim sendo fortes para não acabar com a felicidade que não existia do outro foi tudo muito comovente.
Agora só temos que ver o que o episódio de Natal nos trará e como será esse fim de Clara e como será o começo da nova história de Doctor. E vocês o que acharam dessa oitava temporada de Doctor Who e do Peter Capaldi como Doctor?