Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVIEW | Person Of Interest: 4.08 "Point of Origin" e 4.09 "The Devil You Know"

$
0
0

"O Jogo dentro do Jogo."
CONTÉM SPOILERS!

Mantendo a estrutura da temporada passada, Person Of Interest manteve a primeira parte da temporada focada no seu lado urbano. Se ano passado a HR foi a grande inimiga da temporada, nessa é a Irmandade e o crescimento de Dominic. E, assim como no ano passado, uma trilogia de episódios marcará a transição de uma metade da temporada para a outra. Mesmo tendo sido um dos melhores plots da série (principalmente pela trilogia "Endgame", "The Crossing" e "The Devil's Share"), a história da HR vai sendo ultrapassada pela profundidade maior que a disputa Elias x Dominic oferece. Episódios como "Point of Origin" são raros, já "The Devil You Know" são praticamente impossíveis de se encontrar.

O oitava episódio da temporada se destaca pelos vários plots twists dentro do próprio episódio. E não o suficiente, o episódio alavancou a guerra entre Elias e Dominic a um outro nível. A guerra entre os dois é bem mais interessante que o embate entre Elias e os Dons lá no começo da série justamente pelo jogo de xadrez intenso que a disputa tem sido. "Point of Origin" seguiu o modelo da série de caso da semana ligado aos plots principais. E, em um certo nível, lembrou muito "Death Benefit" do fim da temporada passada por tratar de uma questão que virá a ser importante. Assim como "Death Benefit" levou ao desenrolar dos episódios da reta final da temporada, "Point of Origin" foi quase um prelúdio para o seu sucessor.

O episódio também começou a caça da Samaritan aos membros do Team Machine. O cerco começou a se fechar por todos os lados para Finch & cia. De um lado, Dominic e a Irmandade, do outro, Greer e Samaritan. A série  sabe dividir bem a atenção entre as histórias, criando muito bem a tensão em cada cena. Principalmente por elevar os riscos ao matar uma personagem querida. Toda cena de ação que os personagens ficam em perigo, os personagem realmente correm perigo. A série só tem a ganhar com esse tipo de tensão.

Já "The Devil You Know" proporcionou aquele tipo de episódio claustrofóbico como "Prisioner's Dilemma" Assim como no episódio anterior, Richard J. Lewis fez um episódio praticamente impecável quanto a direção. As cenas no prédio, especialmente as do cofre, foram ótima. Já o roteiro de Erik Mountain, quanto a história, foi inferior ao de Tony Camerino em "Point of Origin", entretanto a construção do episódio até seu clímax, e a proposta que o mesmo apresentou foram superiores.

A humanização de Elias já é algo recorrente na série, vide momentos como o fim de "The Devil's Share", mas a surpresa do episódio foi a grande presença de tela do Scarface. Além da ótima backstory no Elias e em Scarface, fomos apresentados a um novo colaborador de Elias. O plano aberto ao final do episódio com Elias caminhando ao sol lembrou muito o fim de "Witness", entretanto, dessa vez sozinho, simbolizando a solidão do personagem ao perder Scarface.

A caça a Shaw é um ponto importante também, entretanto, creio que acabou perdendo espaço se levado em comparação ao plot do Elias e Scarface. Ver John e Finch protegendo Elias novamente foi maravilhoso. A série constantemente vai colocando os personagens em posições moralmente ambíguas, o que desenvolve os personagens de uma ótima maneira. A trilogia que começa com "Cold War" e que será encerrada por "Control Alt Delete" promete ser tão game-changer quanto a da temporada passada, dessa vez fugindo do lado urbano e caindo de cabeça nas conspirações da Samaritan.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles