A volta mais esperada da TV.
Cuidado, spoilers!
Pois bem, vai chegando o mês de abril e todos nós, fãs da série baseada nos livros de George Martin ficamos loucos com o tanto de teaser, promo, cartaz e possíveis spoilers que a HBO vai liberando para fazer o marketing da série que é seu carro-chefe. A importância de Game of Thrones para a emissora é absurda porque ela dá o retorno certo para o tanto que a HBO gasta com a produção dela. Sete milhões de pessoas em audiência é um número incrível mesmo, mas volto a dizer, a série faz por merecer esse tanto de audiência e lucro que gera

Mas deixando toda a polêmica de lado, a questão é que, vazado ou não, "The Wars to Come" foi ótimo! Um episódio de 50 e poucos minutos de duração, pareceu ter 15 e deixou todos nós com gosto de quero MUITO mais. A produção dá série continua impecável e dá realmente gosto de assistir cada segundo que passa diante dos nossos olhos simplesmente pelo tanto de capricho que a produção mostra para com a série. E, apesar de nem todos os personagens centrais terem aparecido, como Arya e Bran, por exemplo, não deu tempo de sentir falta de nada enquanto estava vidrada com os olhos na TV simplesmente pelo tanto de informação que nos foi dada em um só episódio. Incrível como aquilo que me faz criticar a série algumas vezes é o que me faz gostar dela ao mesmo tempo. O tanto de núcleo e sub-núcleo existente na trama faz a gente se confundir, mas ao mesmo tempo, traz uma dinâmica para o funcionamento dos episódios que é digno de palmas.
A heroína favorita de 9 entre 10 fãs de Game of Thrones tem passado por maus bocados. A morte de White Rat (de forma triste, diga-se de passagem) foi só mais uma mostra de um grupo retaliando seu reinado - aqui fomos apresentados aos Filhos da Harpia -. Daenerys sempre teve minha torcida, mas desde que Drogo morreu e ela assumiu essa personalidade vingativa, a evolução da personagem não tem me feito tão contente com ela. Obviamente adoro vê-la tendo sucesso com seus súditos e os dragões, mas isso não está acontecendo agora e é motivo de preocupação sim. A cena com Viserion e Rhaegon é outra prova de que mesmo governando, ela está perdida e sem controle daquilo que deveria ser a parte mais bem controlada de sua vida: seus filhos. Dany está com medo dos próprios dragões e eu acho que essa é a grande questão dela, talvez a partir do momento que ela agir como uma mãe educando os filhos com autoridade, isso vá melhorar pro lado dela. Mas é como aquele ditado: "sorte no jogo, azar no amor" e se no jogo dos tronos ela não está no melhor lugar, ter Daario Naharis em sua cama tem dado uma fortaleza pra ela de alguma forma, já que perdeu todos aqueles que viviam mais próximo dela.
Poucas vezes a série usou de flashbacks e a escolha da utilização de um bem mais cumprido do que qualquer outro que já tenha aparecido não foi a toa. Toda a história da profecia da bruxa para Cersei estava certíssima. E no maior estilo Gênio do Aladdin, as três perguntas foram feitas e respondidas. Casar-se com o rei? Check. Não ter filhos com rei e ter três filhos seus? Check. Ser rainha? Check. E foi exatamente nessa questão que houve a discrepância. Ser rainha até que outra, mais nova e mais bonita tomasse o seu lugar (qualquer semelhança com uma tal Branca de Neve e sua madrasta pode ser considerada mera coincidência). Obviamente, nos dias atuais, com a morte de Twyin, Cersei está preocupada com seu futuro e claramente está associando à profecia feita anos atrás para ela, a figura de Margaery Tyrell. Todo o discurso frouxo dela para Jamie foi a prova do quanto ela realmente está com medo de perder o trono e o poder que sempre desejou. Sem a figura imponente do pai, Cersei é só uma rainha antipática, que não dá atenção ao povo, e fraca, de alguma forma, já que se sente ameaçada por todos os seus inimigos, mas especialmente pelo seu próprio irmão mais novo.
Tyrion, aliás, desda a temporada passada vem sofrendo o pão que o diabo amassou. Transportado dentro de uma caixa em que foi obrigado até a fazer suas necessidades fisiológicas por buraquinhos, ele chega a seu destino (sabe deus onde dentro de Westeros) junto com Lord Varys. A Gossip Girl da série continua com o discurso de quer proteger o reino e revela o plano de que faz parte de um grupo de apoio à retomada de poder pelos Targaryen, que afinal, eram os verdadeiros herdeiros do trono de ferro. A proposta de juntar Tyrion e Daenerys é simplesmente sensacional, afinal, ambos são os personagens mais carismáticos da série (muito também por causa das atuações de Peter Dinklage e Emilia Clarke). Eu não tenho ideia se de fato os dois trabalharão juntos, ou sequer chegarão a se encontrar de fato, mas torço exatamente por isso e que Tyrion possa se curar dessa ressaca por ter matado Shae e seu pai, e por fim, possa arrancar a cabeça da irmã com os dedos.
Ainda em King's Landing, Margaery está cada vez mais sedutora com menino Tommen. E eu pergunto pra vocês se vocês também não acham que esse menino tem uma carinha de morto e de que nunca vai conseguir dar uma ordem como rei? Infelizmente nessa série, os bons não conseguem ficar por cima muito tempo e mesmo sendo um Lannister, isso não o impede de ser muito inocente e facilmente manipulado por qualquer um. Vide o quanto Twyin dominava-o em suas lições, em Cersei mandando nele e o quanto ele está se deixando levar pelos encantos de Margaery. A mocinha Tyrell aliás, proporcionou um momento divertidíssimo pegando seu irmão, sir Loras com um novo amante no meio do ato. Como não morrer de rir com Olyvar saindo nu do quarto do herdeiro Tyrell enquanto a irmã de Loras dava uma bela analisada no moço?
Correndo do Vale e de todos aqueles que estão à procura da herdeira Stark, Baelish e Sansa estão por aí, enganando a todos para proteger a mocinha. Se tem uma coisa que eu realmente gosto no Mindinho é que ele pensa em todas as alternativas relacionadas à traição e o fato de ter dado a direção errada para o moço (que, obviamente não lembro o nome) que ficou com Robyn e sua falta de talento com uma espada, só mostra que ele realmente não confia em ninguém, talvez por não ser uma pessoa confiável, mas ok. Fato é que suas intenções com a filha de Cat ainda são obscuras para mim, mas enquanto ele estiver ajudando um Stark, por mim, estamos bem.
Já lá pela Muralha, Stannis quer que Jon Snow convença Mance Ryder a fazer os homens livres lutarem junto a seu exército guiado pelo deus do fogo e também que ele se ajoelhe perante a vossa majestade. A-RÁ! Se eu fosse ele também não me rebaixaria a esse nível, porque, afinal, todos nós sabemos que no fim das contas, Stannis Baratheon - além de ser uma pessoa aleatória na disputa do trono e não merecê-lo - acabará matando aquele povo "selvagem". Mesmo com o discurso bastante convincente de Snow, Mance não se rendeu à proposta ridícula de Stannis - pausa para aplaudir o chefe dos povos do norte -. Achei a cena dos dois, aliás muito bacana e o diálogo muito bem trabalhado. Aliás, muito provavelmente pelas últimas palavras de Mance sobre Jon ser um homem bom, foi que o bastardo de Ned Stark decidiu ajudar o moço e não deixá-lo morrendo agonizando da pior forma ao ser queimado vivo. Quando a gente acha que Jon não aguentou a pressão de ver o homem morrendo brutalmente, ele prova que alguma coisa ele aprendeu com Eddard e a honra e piedade de dar uma flechada em Mance antes de ele começar a gritar. Obviamente isso trará consequências para o bastardo e eu nem quero ver onde vai dar. Ou melhor, mal vejo a hora de ver mais.
Game of Notes:
1) As reviews da série estão disponíveis. Se você tem interesse em comentar sobre ela no blog, entre em contato conosco pelo email: theseriesfactor@gmail.com, Facebook ou Twitter e saiba como pode ser nosso colaborador.
2) Eu simplesmente amo os looks da Cersei. Até no luto essa mulher consegue ficar maravilhosa.
3) Só eu que sofri quando vi o previously com Robb e Oberyn?
4) Só eu que quero saber como o Mountain ficou depois de ter estourado a cabeça do Oberyn? Segundo minha prima aquela magia toda que fizeram nele deve, no mínimo transfigurá-lo e transformá-lo no Hulk, rs.
5) Segundo minha prima engraçadinha também, Melissandre tem tanto fogo no rabo que ela podia jurar que ela acenderia a fogueira de Mace soltando um pum. O que foi ela, aliás, perguntando se Jon era virgem, minha gente?!
6) Chocada com o quanto a atriz que escolheram para fazer Cersei mais nova se parece com Lena Headey, inclusive no modo de andar e falar.
7) A cena em que Missandei aparece para ter uma "D.R." com Grey Worm foi tipo em comédia adolescente em que a menina entra no vestiário masculino pra conversar com o namoradinho.
8) Brienne e Podrick tiveram uma cena tão pequena e tão irrelevante em meio a todo o episódio que escolhi não comentar nada além de uma observação curta.
9) Desde a primeira temporada eu tinha a impressão de que Lancel tinha envenenado o rei com o vinho, porque afinal, ele era um Lannister servindo a um rei insuportável e que maltratava ele. Eis a minha confirmação quatro temporadas depois.
10) Aliás, Lancel pode vir aqui bater um papo comigo que até eu me converto com esse visual novo dele. (Mas Jamie, ainda amo você).
E então, o que acharam da premiere da temporada? Quais são as expectativas para essa season 5 de Game of Thrones? Comentem conosco!