O quarto ano de One Tree Hill veio como um alívio para todos os fãs que viram a então, nova CW, renovar a série. A ideia, porém, era de que talvez aquele seria o fim, portanto tivemos o primeiro“Series Finale” da série, que acabou, apenas, por colocar um fim na primeira parte de One Tree Hill. Para nossa alegria a genialidade de Mark Schwahn foi muito além dos 4 primeiros anos propostos. A quarta temporada foi exibida no período de 27 de setembro de 2006 à 13 de junho de 2007, teve 21 episódios e uma audiência média de 2,9 milhões de telespectadores. Foi nesse ano que nos despedimos dos Ravens, de Tree Hill High e da adolescência dos personagens. Carregando a série no drama, foi ali que vimos nossos personagens se tornarem adultos e começarem a perseguir seus sonhos de forma mais efetiva. Cuidado, este post contém muitos spoilers!– Por Aline Thiel

“My name is Lucas Scott. I'm a senior at Tree Hill High School. Tree Hill is just a place somewhere in the world. Maybe it's a lot like your world. Maybe it's nothing like it. But if you look closer, you might see someone like you. Or someone like my best friend, Haley. If you're married, a senior in high school, and not sure if your husband is still alive, then I'd say your world is a lot like Haley's. Today was supposed to be the best day of her life. But it's amazing how things can change in the blink of an eye. Or, in this case, in 29 minutes.”


Lucas começou a temporada meio parado, tentando fazer com que a Brooke o perdoasse e o drama dele não jogar mais devido aos problemas cardíacos. A história com a Brooke logo se resolve e finalmente temos o fechamento do triângulo Lucas-Peyton-Brooke, quanto ao basquete, Karen comovida pelo sofrimento do filho faz um acordo com Whitey que permite que Lucas volte ao time.
“Você só descobre quem realmente é, quando é testado. E você descobre quem pode ser, quando é testado. A pessoa que você quer ser, existe. No lado oposto de fé, crença e trabalho pesado. E ter uma dor no coração, que o medo está pela frente.”
Peyton não é das minhas personagens favoritas, na verdade não gosto mesmo, mas sou obrigada a dar meu braço a torcer porque essa temporada foi dela. A história com o irmão começa meio parada e desinteressante porém logo descobrimos que Derek não é o verdadeiro irmão e sim nosso primeiro Psycho. Vou admitir aqui também que Derek pra mim não foi o pior psycho, Nanny Carrie e Xavier foram muito piores até por mexerem com personagens mais queridos pra mim. Independente disso, eu fiquei agoniada mesmo, a cada nova insanidade mostrada.
Naley como sempre me arranca lágrimas com muito pouco e os gestos grandes me destroem. Quando Haley conta pro Nathan que está grávida, ele não recebe muito bem, claro é assustador e ele acabou de conseguir a bolsa pra Duke. Haley se desespera pela reação do marido, enquanto Nathan precisa decidir seu futuro.
“As many of you know, I called this press conference today to announce where I'm planning to play basketball in college. I got a lot of great offers but its always been my dream to play in Duke University, so ah... that's where I plan to go but... You know, my father said that today will be the greatest day of my life, and you're right dad, it is. But it's not because of basketball. You see, today I learned that my wife Haley is pregnant. It's an absolute honor to be recruited by Duke University. I guess what I have to say to you today is this: where I play basketball, if I play basketball, is no longer a decision for me to make alone. It's a decision that I make with my wife and my family's best interests at heart, and when I do I'll let you all know. My wife couldn't be here today so, I just wanted to say one thing to her: Haley, no matters what happens, we face it together. I promise you, I've never been happier. Everything is gonna be okay. I love you. Thank you.”(Nathan Scott)
Achamos que as desgraças na vida do casal vão dar uma parada, mas não, Sr. Mark azucrinou com nosso casal favorito a temporada toda. A gravidez de Haley é de risco, eles estão com problemas financeiros e graças a isso temos todo o rolo de Nathan com os agiotas. Daunte vira um grande problema na vida deles, ele ajeita os problemas financeiros, mas pede por resultados específicos nos jogos para que assim ele possa obter lucro. Enquanto isso Haley tem que aturar a vaca da Rachel querendo tutoria graças às duas notas baixas.
Como falei, foi aqui que tivemos o fim do triângulo amoroso da série, e mesmo que eu ignorasse meu amor e respeito pela atuação da Sophia ia ser difícil não comentar um de seus excelentes momentos. O fim definitivo de Brucas.
“Brooke:“Isso é sobre mim. Eu te amo, Lucas. E eu provavelmente sempre irei. Mas nós passamos dias sem conversar, e eu costumava sentir tanto a sua falta quando isso acontecia. Mas nunca pareceu que você sentia minha falta... E eu acho que por causa disso eu parei de sentir sua falta. Quero dizer, olhe o dia de hoje...”
Lucas:“Eu acho que deveria ter dito algo, qualquer coisa. Quero dizer, para um cara que quer ser um escritor de repente pareceu que nenhuma palavra devesse, jamais, ter sido escrita. É só que... Quando alguém te diz que de alguma forma parou de sentir sua falta, você está ferrado não importa o que diga.”
Brooke:“Não deveria ser assim, Lucas.”
Lucas:“Brooke...”
Brooke:“Me desculpe... Eu, eu não posso mais continuar com isso.”
Lucas:“Viu? Mas deve haver alguma palavra, certo? Algo que ninguém jamais houvesse dito na história do mundo, algo que pudesse mudar isso. Brooke [...] Eu sinto muito.”
Brooke:“Yeah, eu também.”
Lucas:“Não havia nada.” “
Quero avisar que eu focarei um pouco mais quando for falar de alguns episódios, pois além de estarem entre os melhores da temporada, também tiveram pontos chaves para o resto da série.
4.09 “Some You Give Away”
”Digam o que quiserem sobre a empolgação do esporte nessa era corporativa, onde atletas super bem pagos esperam ter tratamento de rei. Mas ainda há algo tão unificante sobre o esporte na sua forma mais pura. Quando os atletas se superam e tocam a grandeza e fazendo isso nos lembram que também temos grandeza dentro de nós” (Mouth)
No início, o que me fez protelar pra assistir OTH foi o envolvimento com o basquete, porque na minha cabeça a série era só isso. Pasmem quando me vi vertendo lágrimas pelo ultimo jogo dos Ravens. “Some You Give Away” seria um episódio bom só com essa história, mas tio Mark nos presenteou com um episódio de quase mid-season sensacional! Aconteceu de tudo e a gente não podia piscar. Mas vamos começar pelo jogo em si.
Os Ravens teriam seu último jogo e então nos despediríamos de nosso querido time. Graças a Nathan e seu envolvimento com Daunte o jogo deveria ser arruinado para que ninguém se machucasse. Lucas que já sabia de todo o rolo se recusa a ajudar Nathan e o impede de fazer qualquer coisa para perder o jogo. Com Haley indo as pressas ao hospital devido a dores, as meninas não estão no jogo torcendo. Haley chega no meio tempo e conta pro Nathan que eles teriam um menino e ali ele decide que não seria um exemplo ruim e começa a jogar verdadeiramente. A vitória dos Ravens foi emocionante, eletrizante e de uma perfeição que faltam palavras.
Brooke fofa como só ela, no meio da comemoração, mostra a Lucas que ele quer mesmo a Peyton. Lucas corre pros braços de Peyton e diz que sempre foi ela. No meio de tudo isso temos a única boa ação de Rachel, que rouba a chave do armário de provas para Brooke, que é quem esta reprovando na realidade.
Nesse clima de alegria, vemos Naley andando pela rua, quando Daunte tenta atropelar Nathan que é salvo por Haley. Nathan vai socar o infeliz até que Dan vê que ele já estava morto e finge ter sido o agressor. Haley esta inconsciente e Lucas vai a seu socorro, porém com todas as emoções seu coração falha e ele tem uma parada cardíaca. E pronto tivemos uma das maiores montanha-russa de emoções até então.
A continuação do episódio, eu achei fraca. Toda a história de Keith mostrando como seria Tree Hill sem Lucas, pra mim, foi muito chata. Tudo dá certo, Haley e Lucas acordam bem e Keith faz com que Lucas reflita sobre seu assassinato.
“Alguma vez se perguntou o que marca seu tempo aqui? Se uma vida pode mesmo causar algum impacto no mundo? Ou se nossas escolhas fazem diferença? Às vezes, para andar para frente você tem que, primeiro, recuar.”
Um dos momentos mais engraçados da temporada acontece logo depois. Skills convida Nathan pra participar de um concurso de stripers e faturar uma grana. A principio, ele nega, mas por querer dar um vestido novo pra Hales, ele vai para ganhar:
4.13 "Pictures Of You"
Um episódio de abordagem diferente que mostram os lados desconhecidos de nossos personagens. Graças a formatura o professor passa um trabalho em duplas, para realizar algumas tarefas e algumas fotos.
“Você já olhou para uma foto sua e viu um estranho no fundo? Faz-te perguntar, quantos estranhos tem uma foto sua? Quantos momentos da vida dos outros nós fizemos parte? Ou se fomos parte da vida de alguém quando os sonhos dessa pessoa se tornaram realidade? Ou se estivemos lá, quando os sonhos delas morreram. Nós continuamos a tentar nos aproximar? Como se fossemos destinados a estar lá. Ou o tiro nos pegou de surpresa. Pense... podemos ser uma grande parte da vida de alguém... e nem saber.”

Chase:“Brooke Davis eu aprendi uma coisa: as pessoas irão te rotular... mas é como você supera esses rótulos... Isso é o que realmente importa.”
Brooke:“Eu passei uma hora com o Chase Adams. Ele é do Clean Teens... e isso é bem legal!” (Brooke entrou no Clean Tean para encobrir o roubo do gabarito.)
Peyton:“As pessoas acham que conhecem Nathan Scott. Eu sei que eu achei que conhecia. Mas eu descobri algo novo hoje: Nathan Scott é um mártir. Ele também será um pai maravilhoso.”
Nathan:“Eu passei a aula com Peyton Sawyer. Eu me lembrei de como ela é uma boa amiga. Eu também aprendi que, considerando seus acontecimentos recentes... ela não está pronta para essa coisa de foto.”
Skills:“Durante esse anos eu conheci a Haley James inteligente, Haley James sarcástica, Haley James Scott rockstar... Haley James Scott prestes a ser mãe. Hoje, eu tive uma idéia do que a Haley é de verdade: Minha amiga de verdade. Ela está ficando mais pesada também.”
Haley:“Skills tem sido meu amigo desde que éramos pequenos. E hoje eu me lembrei porque ele é um bom ouvinte. Ele vai se dar muito bem na faculdade. E ele merece estar no topo do mundo.”
Glenda:“Há quinze minutos eu chamei o Lucas Scott de atleta. Mas eu estava errada.
Ele é mais do que uma simples palavra. Eu acho que todos somos mais do que isso.
De qualquer jeito, eu aprendi que o Lucas se parece muito comigo. Quem poderia imaginar?”
Lucas:“Eu gostaria de ter andando com a Glenda antes de hoje. Algo me diz que ela teria sido uma grande amiga. Mas é bom saber que ainda há um tempinho para que isso seja feito.”
Bevin:“Eu sei que as pessoas pensam que sou estúpida. Mas eu não sou idiota. Eu apenas deixo você e as outras garotas terem o seu momento porque eu sei que é assim que vocês precisam ser. Eu acho que o Professor Carl está certo. Muito em breve nós todos vamos nos formar e eu posso começar de novo. Mas vai ser mais difícil para aquelas pessoas que precisam desse lugar para fazê-las se sentirem especiais. Pessoas que usam o colegial para levá-las para cima e acabam descobrindo que o mundo real não liga muito para quem você foi ao colegial. Pessoas como você.”
Nathan decide dar uma festa para os formandos na casa de praia de Dan, que está preso por causa de Daunte. No fim, a festa se torna um pesadelo graças a uma fita que o pessoal encontra que é dele e de... Brooke! BOOM. Todo o esforço de Breyton de se entender vai para o lixo, fazendo-as retornar para estaca zero. Haley fica putissima e exige uma lista de todas as mulheres que Nathan já esteve. Peyton se recusa a ir para formatura com Luke.
Como Rachel diz ao diretor que foi ela que roubou o gabarito, ele chega a conclusão de que foi com a chave de Haley e a demite do cargo de tutor girl e expulsa Rachel. Haley então lava minha alma quando vai tirar satisfações, mesmo que estas estejam equivocadas.
Haley: (throws drink in Rachel's face, then backhands her) That is for getting me fired. And that is for trying to sleep with my husband.
Rachel:Bitch, you're lucky you're pregnant!
Haley:Honey, YOU'RE lucky that I'm pregnant!! I think its time you get your insecure, cheating, skank ass out of this house RIGHT NOW!
4.16 “You Call It Madness, But I Call It Love”
Quando vi o número do episódio assim que eu assisti, cheguei a conclusão que Mark quis nos dar mais um episódio 16 para lembrarmos. Obviamente que não se compara ao seu antecessor, mas foi um episódio para o top da temporada, definitivamente.
É a noite da festa de formatura e pensamos que seria um episódio apenas nisso, quando ao invés disso nos deparamos com o ressurgimento de Psycho Derek que volta com sede de sangue pra cima de Peyton. Lucas não a ajuda de início pois ao buscá-la ele disse que se ela não abrisse sua porta ele iria sozinho e mal sabe ele que ela já está sob posse de Derek.
Naley se atrasa devido a problemas no carro e Dan e Karen vão como responsáveis, juntos, sob a vigilância de Whitey. Lucas fica tentando entender o assassinato do tio, enquanto Brooke, que apesar de ainda estar brigada com Peyton, estranha que a amiga não tenha nem aberto a porta pro Lucas e decide ir investigar.
É a noite da festa de formatura e pensamos que seria um episódio apenas nisso, quando ao invés disso nos deparamos com o ressurgimento de Psycho Derek que volta com sede de sangue pra cima de Peyton. Lucas não a ajuda de início pois ao buscá-la ele disse que se ela não abrisse sua porta ele iria sozinho e mal sabe ele que ela já está sob posse de Derek.
Naley se atrasa devido a problemas no carro e Dan e Karen vão como responsáveis, juntos, sob a vigilância de Whitey. Lucas fica tentando entender o assassinato do tio, enquanto Brooke, que apesar de ainda estar brigada com Peyton, estranha que a amiga não tenha nem aberto a porta pro Lucas e decide ir investigar.
Peyton: Why did you come?
Brooke: We've been talking about senior prom since we were 8. I knew something was wrong.
Peyton: So you told someone you were coming?
Brooke: No, at least I came!
Peyton: You should have told
Brooke: That is your problem, you are so ungrateful.
Peyton: You're an idiot!
Brooke: Don't call me an idiot, bitch!
O caminho para o fim da temporada segue em frente e como o baile deles foi meio turbulento eles precisavam de um novo e a saída para isso foi uma Road Trip ao resgate de Mouth. Skills recebe um pedido de socorro de Mouth de uma cidadezinha e todos vão ao seu socorro.
O triângulo está se dando bem novamente, o carro quebra no meio do caminho e quem aparece super forçado para dar carona? Chris Keller!! Que nessa época ainda é super intragável na minha opinião.
Ao chegarem na cidade, encontram Mouth preso e assim que o resgatam decidem entrar de penetras no baile de formatura que está acontecendo da cidade. Eles podem assim reviver seu baile e aproveitar o pouco tempo que ainda tem juntos antes da formatura.
Lucas acaba descobrindo tudo o que aconteceu no dia da morte de Keith e decide ir atrás de Abby, a testemunha, para que ela possa contar como as coisas realmente aconteceram. Enquanto isso Dan também descobre de Abby e dos reais motivos que o fizeram matar Keith, que na minha modesta opinião são irrelevantes a esse ponto, Dan ainda está muito longe do ponto de rendição que ele chega na ultima temporada. Breyton faz uma visita a psycho Derek na cadeia a fim de entender o porque aconteceu tudo aquilo e poderem seguir em frente. No fim Ian, devido a perda da namorada, ficou meio transtornado e se tornou psycho, Peyton o perdoa e consegue superar os últimos acontecimentos.
“Você já se perguntou se somos nós que fazemos os momentos em nossas vidas ou se são os momentos da nossa vida nos fazem? Se você pudesse voltar no tempo e mudar apenas uma coisa na sua vida, você mudaria? E se mudasse, será essa mudança tornaria a sua vida melhor? Ou será que ela acabaria partindo o seu coração? Ou partindo o coração de outro? Será que você escolheria um caminho totalmente diferente? Ou você só mudaria uma única coisa? Um único momento. Um momento que você sempre quis ter de volta.” (Lucas)
Haley não pode mais ser oradora devido aos acontecimentos com relação a Nathan e o jogo em que eles entregaram aqueles pontos. Nathan nota quão importante isso era pra Hales e ele convence o diretor de que ela ser sua esposa não tem nada a ver com ser oradora. Ele é um fofo.
“Do you have a wife, Principal Turner? Isn't she the best part of you? Would you want her to pay for your mistakes? We all make mistakes. And, believe me, I'm paying for mine, but - Haley is a good person. She's worked for four years to be valedictorian. She deserves to be recognized.” (Nathan)
Lucas descobre que seus pais estão se entendendo e estão se relacionando, transtornado por saber que Dan matou seu tio Lucas decide ir a extremos para proteger a mãe e sua irmã. Lucas aponta uma arma pra Dan, o forçando a contar tudo pra Karen, ela nervosa desmaia e Dan ao se aproximar faz com que Lucas atire.
4.20 “The Birth and Death of The Day”
“Dia de Formatura. Tree Hill High. O dia em que oficialmente deixamos o refúgio do colegial e começamos realmente nossas vidas. Mas como são essas vidas, enquanto entramos esse mundo? O que mais importa: são as coisas que criamos, As coisas que conquistamos, o mundo que ganhamos. É sobre quem somos quando falhamos. O que é mais importante? O que nos tornamos, ou como?”
Continuando o episódio anterior, vemos Karen ter complicações na gravidez, que a fazem ser levada para cirurgia para o nascimento da mais nova integrante da família Scott.
Deb nota que sua arma sumiu e adivinha o que pode ter acontecido. Ao confrontar Lucas ela descobre tudo sobre a morte de Keith, fazendo-a se sentir extremamente culpada. Deb ainda conta o que aconteceu para Nathan, que fica muito bravo. Nathan então diz para Dan nunca mais chegar perto de sua família

Graças ao estado de Karen, Lucas não que ir para formatura. Deb fica cuidando dela e o pessoal consegue fazer Lucas participar. A formatura começa e a choradeira já estava forte pra mim, até que Haley sobe pra fazer seu discurso:
“Distintos convidados, pais e formandos. Meu melhor amigo me lembrou de uma citação de William Shakespeare que me parece apropriada:
‘Existe uma maré nos casos dos homens a qual, levando á inundação, nos encabeça á fortuna. Mas omitidos a viagem das vidas deles está restrita em sombras e misérias...
Em um mar tão cheio estamos agora a flutuar. E nós devemos pegar a correnteza quando nos for útil, ou perder as aventuras á nossa frente.’
Eu acho que o que essa citação significa... É que a vida é curta e as oportunidades são raras. E nós temos que ficar de olhos e protegê-las, e não só as oportunidades de sucesso, mas as oportunidades de rir, de ver o encanto do mundo, e de viver. Porque a vida não nos deve nada, na verdade eu acho que nós devemos algo ao mundo. E se nós apenas acreditamos... Desculpe, eu preparei mais, mas acho que eu vou ter meu bebê!”
Brooke termina (no próximo episódio apenas)
“Agora é a hora de nós brilharmos. A hora em nossos sonhos estão a nosso alcance e as possibilidades são vastas. Agora é a hora de nos tornarmos pessoas que sempre sonhamos ser.”
O fim do episódio é lindo, o discurso é emocionante e todo que já se formaram conseguem sentir na alma as palavras de Haley, fora que a trilha sonora é impecável, fazendo com que pra mim fosse um dos melhores momentos da série.
4.21 “All of a Sudden I Miss Everyone” [Season Finale]
“Você já se perguntou quanto tempo demora em mudar sua vida? Quanto tempo é o bastante para alterar sua vida. São 4 anos de colegial. 1 ano? Uma turnê de rock de oito semanas? Sua vida pode mudar em um mês? Ou em um único dia? Nós sempre estamos com pressa, para crescer, para ir a lugares, seguir adiante. Mas quando você é jovem... Uma hora... Pode mudar tudo.”

Dan, corroído pela culpa e o arrependimento, se entrega a policia e finalmente começa a pagar, não só pela morte de Keith, mas por todos seus pecados.
Duas semanas depois da formatura, Naley estão perfeitos com Jamie e é lindo vê-los em família. O clima de despedida pesa cada vez mais em Tree Hill e vamos nos preparando para o fim de uma era.
Duas semanas depois da formatura, Naley estão perfeitos com Jamie e é lindo vê-los em família. O clima de despedida pesa cada vez mais em Tree Hill e vamos nos preparando para o fim de uma era.

Como era de se esperar temos uma festa de despedida dos veteranos e boas vindas aos calouros de Tree Hill High. Festa essa que celebra o fim da escola, o fim de 4 anos conturbados, cheios de tragédia, inveja, confusão e muito hospital. Os formandos de Tree Hill High se juntam numa última noite para celebrar a vida e o futuro, e é impossível não se contagiar com o clima todo.
Impagável a hora que Brooke, Peyton e Bevin começam a dançar ao som de Spice Girls – "Wannabe". Vou deixar o vídeo pra vocês:
Lucas está com seu livro quase terminado, e tem um momento com a Brooke coisa mais linda, ele a descreve lindamente. Eu, como ex-Brucas, porque depois de Brulian é impossível torcer pra qualquer outro par pra Brooke, fiquei em prantos:
Lucas:Está pronta pra ir embora amanha? Ei, o que houve?
Brooke:Eu não sei, eu só... Eu sei q seguir em frente é uma coisa boa. Eu acho q só estou assustada, sabe? Colégio é seguro e eu não tenho certeza se estou pronta para o mundo real.
Lucas:Nos últimos meses eu estive escrevendo isso. Está faltando partes, até eu lembrar de tudo, mas... Aqui.
Brooke:"Ela era ferozmente independente, Brooke Davis. Brilhante, linda e brava. Em dois anos, ela cresceu mais do que qualquer pessoa que já conheci. Brooke Davis vai mudar o mundo algum dia. E eu nem sei se ela sabe disso."
Lucas:Você vai se sair ótima, Brooke. O mundo não tem chance.
Brooke: Obrigada.

“Brooke: Ok, we are not gonna do this. We are not gonna get sad, nothing is gonna change now. We all gonna be friends forever, I know it.
Lucas: In four years, we will be back here, no matter College or wherever we will go. Right?”
Todos concordam, mas sabemos que em 4 anos as coisas não aconteceram tão bem como eles esperavam.
TOP EPISÓDIOS:
4.09 “Some You Give Away”
4.13 "Pictures Of You"
4.16 “You Call It Madness, But I Call It Love”
4.20 “The Birth and Death of The Day”
4.09 “Some You Give Away”
4.13 "Pictures Of You"
4.16 “You Call It Madness, But I Call It Love”
4.20 “The Birth and Death of The Day”
4.21 “All of a Sudden I Miss Everyone”
A trilha sonora como sempre é impecável, foram várias musicas memoráveis e bandas excelentes. Reuni algumas que valem a pena escutar de novo: "Within You" - Ray LaMontagne, “Times Like These” – Foo Fighters, "Post Blue” – Placebo, “Grey Room” – Damien Rice, “Tuesday Gone" – Lynyrd Skynyrd, “Are You Gonna Be My Girl?” – Jet, “Closer” – Travis, “Wait For Love" – Matt White.
E agora os melhores momentos da temporada:
“Como pessoa, eu estava bem perdido. Mas, nos últimos quatro anos, eu tenho bebido cerveja forçado para crescer. Eu parei de deixar os meninos me definir e eu comecei a acreditar em mim e no meu potencial.” (Nathan)
Esses quatro anos foram de extremo amadurecimento para nossos personagens, e vocês, quanto cresceram desde o início da série? Quanto amadurecemos nossas ideias por nos encontrarmos em situações semelhantes? Quais cenas, quotes ou músicas marcaram essa 4ª temporada pra vocês? Espero ter conseguido traduzir essa espetacular temporada da forma como foi marcante pra mim. O sentimento por One Tree Hill será eterno e esperamos vocês semana que vem! Comentem a vontade!