
Não se engane, esta não é apenas uma substituta de Mad Men.
Spoilers abaixo!!!
Depois do estrondoso sucesso de ''The Walking Dead'', a AMC vem encontrando dificuldade em emplacar um novo projeto. Sucesso de público não conquistou com nenhuma ainda, mas de qualidade conseguiu aqui. Confesso que quando saiu a sinopse não fiquei muito animado, mas quando foi lançado o primeiro trailer as coisas mudaram, e as minhas expectativas subiram muito. Os nomes envolvidos no projeto também chamam muito a atenção, desde o elenco que tem Lee Pace como protagonista, até os produtores que já trabalharam em projetos como ''The Sopranos'' e o filme ganhador de Oscar ''Argo''.
A abertura da série já é um deslumbre, que muito remete ao tema e a década de 80, que é a linha temporal que a história se passa. Aliás, esse é outro ponto forte, a ambientação. Toda a alma dos anos 80 está ali, o que mais chama atenção disso é a trilha sonora, cheia de hits da época, incluindo Psycho Killer do ''Talking Heads'' que voltou a ser ouvida nos dias de hoje em uma remasterização.
''Halt and Catch Fire'' bebe muito mais dessa fonte do que ''The Americans'' por exemplo, ambas são excelentes, mas a segunda dá muito mais ênfase à sua trama de espionagem. Até aparecem algumas canções emblemáticas, mas não com tanta frequência quanto a primeira. O responsável pela sonoplastia é Paul Haslinger, que foi responsável pela mesma função no filme ''Crank (Adrenalina)'' de 2006.
Os personagens principais são no mínimo fantásticos, os quatro possuem um ego digno de Susana Vieira. Fica até difícil escolher um favorito, de tão bem construídas que foram as personalidades de todos, cada um com uma peculiaridade que no contexto geral se completam. Mesmo Donna, que não estava envolvida diretamente no projeto do computador portátil, conseguiu conquistar o público, isso se deve principalmente ao carisma de Kerry Bishé. A atriz que teve um papel relativamente grande em ''Argo'' já havia mostrado seu talento, mas aqui talvez o desafio tenha sido maior, não se estigmar como ''A Esposa'' e esse limite conseguiu ser ultrapassado.. Na segunda temporada a personagem terá uma história bem bacana a ser abordada, ser uma das cabeças de um projeto rival ao da Cardiff Eletrics, chefiada por seu marido.

Nossa pequena e brava Cameron conquistou a todos com a sua personalidade forte. Confesso que eu tenho uma pequena preferência por essa personagem, todos os seus momentos foram excelentes. Uma coisa é fato, as mulheres de ''Halt and Catch Fire'' não são nada submissas, as duas não baixaram a cabeça mesmo em uma época que não se tinha a liberdade de hoje, o que é outro ponto positivo da série. A prodígio que teve a capacidade detectada por Joe, mesmo largando a faculdade para trabalhar no ''Giant'', possui um grande objetivo na vida. Ela não quer ser mais uma no meio de tantos, quer se destacar, quer fazer história e ser pioneira no mundo feminino. Ao longo da temporada fica claro a evolução e firmamento dos pés no chão. Mackenzie Davis que eu não conhecia, mas que na minha pesquisa fiquei sabendo que já era reconhecida por alguns trabalhos no circuito indie de cinema, começou sua carreira a muito pouco tempo, mas já adquiriu uma ótima técnica de atuação. Talvez um pouco disso já nasça com a pessoa.

Sua relação com Cameron desde o início foi uma montanha-russa, mas sempre torci muito pelo casal, justamente por essa intensidade ''8 ou 80''. Terminaram a temporada separados e eu não sei o que esperar disso para a próxima, ainda mais agora que Joe abriu mão de toda sua vida material. Lee Pace conseguiu dar o tom certo que o personagem precisava no decorrer dos 10 episódios, o ator que já esbanjava carisma em ''Pushing Daisies'' vem conseguindo papeis importantes no cinema. Foi o vilão do recente ''Guardiões da Galáxia'', trabalhou na trilogia do ''Hobbit'' e terá um papel importante na cinebiografia de Lance Armstrong.
Episódios destaque:
1.04''Close to the Metal''
1.07''Giant''
1.08''The 214's''
1.09''Up Helly Aa''
1.10''1984''
Espero que esse texto tenha agradado a quem já assistiu e se apaixonou por ''Halt and Catch Fire'' e que tenha convencido os indecisos. Eu digo com total certeza que não vão se arrepender, pois essa foi de longe a melhor estreia da summer season. Roteiro, direção, atuação e trilha sonora, tudo da mais alta qualidade e do mais pleno bom gosto. Que venha a segunda temporada com o mesmo nível de qualidade e que ganhe o reconhecimento das grandes premiações e do público.
Fiquem aqui com o trailer da série.