Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVISITING | Castle [Season 7]

$
0
0

Para se aquecer antes da próxima temporada, que tal relembrar como foi a sétima temporada de Castle?
CUIDADO COM OS SPOILERS! 

Começamos a temporada depois de um finalecontroverso, com Castle sendo sequestrado a caminho de seu casamento. O escritor fica desaparecido por dois meses até ser encontrado flutuando à deriva em um barco, cheio de queimaduras de sol e machucados e sem a menor lembrança do que havia acontecido nesses dois meses. Suas investigações a respeito do que aconteceu o levam a Montréal, no Canadá, onde ele descobre que a razão de não se lembrar de nada é porque pediu para não se lembrar. Além disso, de alguma maneira o motivo pelo qual Castle se tornou um escritor de mistério se relaciona com os acontecimentos desses dois meses.

As pistas esfriam e, ao longo da temporada, Castle e Beckett tentam retomar suas vidas. A primeira parte da temporada foi cheia de episódios temáticos, como Meme is Murder (7x05), na minha opinião um dos melhores episódios, que abordou a questão das redes sociais, e Once Upon a Time in The West (7x07), o episódio do Velho Oeste. Um dos pontos altos da temporada também foi Time of Our Lives (7x06), em que, além de vermos um universo alternativo em que Castle e Beckett nunca se conheceram, também temos (finalmente!) o casamento do nosso casal preferido.

A primeira parte da temporada terminou com Castle sendo expulso do 12th precinct por ter se envolvido com mafiosos para resolver o caso em Bad Santa (7x10) e, logo após o hiato de inverno, teve início o arco de Castle como investigador particular. Para mim, os três episódios de Castle como P.I. foram super divertidos de assistir, pois trouxeram de volta um pouco da "competição" entre Castle e Beckett das primeiras temporadas da série. O arco foi encerrado pelos two parters, Ressurrection(7x14) e Reckoning (7x15), que trouxeram de volta Jerry Tyson e sua parceira, Kelly Nieman. Os dois episódios trouxeram à tona os lados mais sombrios de Castle e Beckett e deram um final digno e bem trabalhado ao que foi uma das melhores tramas da série.

A participação de Castle no caso do 3XK permitiu ao escritor retornar ao 12th precinct, dando início à terceira fase da temporada. Um tema que foi recorrente nessa etapa é a ideia de Beckett seguindo em frente em sua carreira, que já havia sido abordada em Time of Our Lives: no universo paralelo em que Castle e Beckett não se conhecem, Kate já havia sido promovida a Capitã. Em Honk Kong Hustle (7x17), Beckett expressa uma preocupação com o andamento de sua carreira, principalmente ao se comparar à inspetora Zhang, e o tema é abordado discretamente em vários outros episódios depois disso.

Outros pontos altos da temporada que valem a pena mencionar também são Kill Switch (7x08) e At Close Range(7x18), que foram centrados, respectivamente, em Esposito e Ryan. Apesar de não serem os protagonistas, os dois são personagens bem fortes e é sempre interessantes quando eles são desenvolvidos individualmente.

Por outro lado, a série pecou, para mim, ao negligenciar durante meses a suposta trama principal da temporada: o desaparecimento de Castle. Depois de Montréal (7x02), o assunto só foi retomado com peso em Sleeper (7x20), quando muitas informações foram exploradas de uma só vez. Faz parte do formato da série explorar as tramas principais em mais ou menos três ou quatro episódios por temporada, mas tenho achado a história do desaparecimento de Castle muito intricada (para não dizer forçada) para ser desenvolvida em tão pouco tempo.

E aí chegamos a Hollader's Woods (7x23), season finale com mais cara de series finale. No meio de muitos rumores de que os atores principais abandonariam o barco e incertezas quanto ao futuro da série, Hollander's Woods encerra a temporada com uma sensação de um ciclo que se fecha e de uma era que chega ao fim. O caso da semana esclarece de uma vez por todas um dos principais mistérios da história — a verdadeira razão por que Castle virou escritor de mistério —, com um clima de suspense e tensão pouco característicos da série, que tende mais à comédia. A trama paralela, com Beckett avançando em sua carreira e sendo convidada para concorrer a senadora, vem ao mesmo tempo fechar sua trajetória na NYPD e indicar o rumo que seu futuro toma. E o discurso ao final do episódio, ecoando as primeiras frases que ouvimos no piloto da série, foi uma maneira maravilhosa de rever os sete anos em que esses personagens estiveram juntos e cresceram juntos.

Nathan e Stana assinaram o contrato por mais alguns anos, a emissora renovou a série, mas o final da sétima temporada marca, sim, o fim de uma era: Andrew Marlowe e Terri Edda Miller não estarão presentes no próximo ano, passando a bola para David Amann, que entrou no time como produtor executivo na terceira temporada. Não sabemos muito bem que rumos tomarão a 8ª temporada de Castle, mas desejamos toda a sorte do mundo para o nosso novo showrunner!

E vocês, o que acharam da temporada e o que esperam para a nova fase da série?

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles