Quantcast
Channel: The Series Factor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

REVIEW | Once Upon a Time: 5.10 "Broken Heart" e 5.11 "Swan Song" [Mid-Season Finale]

$
0
0

Estabilidade sempre foi um problema para Once Upon a Time, porém é com orgulho que ao chegar no marco de seu centésimo episódio, posso dizer que a série tem se recuperado e se mantido muito bem.

CONTÉM SPOILERS!!!

Por mais que eu saiba que eu não devia, eu acabei não me contendo e acabei lendo tantos comentários, como reviewssobre o último episódio da temporada antes de bolar a minha própria review. De modo geral eu acho isso muito prejudicial, mas dessa vez foram alguns comentários que me fizeram querer escrever. Once Upon a Time atingiu seu centésimo episódio, no meio de seu processo de recuperação, e por mais que não tenha acontecido nada muito significativo, por ser um episódio marco, eu preferi assim.

5x10 " Broken Heart"

Depois dos episódios "Nimue"e "Birth", desconsiderando o nono episódio, tivemos mais um excelente episódio como continuação da historia central. Se "Birth"explicou a motivação da Emma e sua força de vontade, "BrokenHeart" veio para mostrar que nem todos tem o mesmo tipo de força interna. Como já comentei antes, e como Hook deixou bem claro, Killian andou lado a lado com as trevas por muito tempo, e só foi recentemente que ele arranjou motivos para se perdoar e se tornar bom.

Mostraram que o motivo que Emma teve para apagar a memória de todos, no fim, não era nada relacionado à ela. Como todo o resto de sua motivação, a amnésia serviria para proteger Hook do ódio daqueles que ela ama, já que em Camelot, Hook foi o responsável pela morte de Merlin e a maldição de jogar todo mundo em Storybrooke


Todas as cenas de Emma e Killian foram trabalhadas na emoção, fossem elas ruins ou melhorzinhas, já que nada foi particularmente feliz nesse episódio. A atuação de Jennifer e Colin deu um show, já que era possível sentir a frustração, decepção e raiva transmitidas pelos personagens. Morri de pena de Emma, que mesmo confiando no Dark Hook e entregando a espada, não se abalou quando ele quebrou sua confiança. Na verdade nada abalou Emma essa temporada, a moça foi engolida pelas trevas, perdeu a confiança de sua família e mesmo assim ela nunca nem balançou para o lado ruim, ela se manteve centrada e firme em seus objetivos. Achei o crescimento pessoal da personagem muito bem construído. 

Se o amor agiu como fator único para Emma e isso foi suficiente, vemos que Killian não teve a mesma "sorte". O temperamento de Killian , na minha opinião, já seria uma desvantagem, e um grande trunfo na mão dos antepassados DarkOnes.  Rumple aparece para Hook da mesma forma que aparecia para Emma, servindo de guia nessa nova etapa da vida, e mesmo que ele tenha falhado miseravelmente com Emma, vemos que com Killian, Rumple teve mais sucesso. No decorrer do episódio vemos flashes da antiga raiva e o sentimento de vingança dominando completamente o moço, fora que ele ainda não tinha conseguido aceitar o fato de que Emma tinha mentindo pra ele.

Ao  que parece o nome do episodio não serviria apenas para os corações de Emma e Killian, seguindo o mesmo passo de destruir casais vemos que Gold e Belle, não estão mais funcionando.  Como eu nunca gostei deles juntos eu não vejo isso exatamente como um problema, e não conseguirei me esquecer da finale aqui e sentir pena do Gold.

Nessa temporada fomos apresentados aos poucos ao plano de Emma, mas nunca mesmo tínhamos entendido que os Dark Ones não desejavam só um mero poder e atormentar os mocinhos. Como eu disse, Rumple consegue enfiar suas garras em Hook e descobrimos que todos os senhores das trevas tentaram seguir em direção ao mesmo objetivo: Fazer com que todos eles retornem a vida. O episódio termina com todos eles surgindo no barco de Caronte. 

5x11 "Swan Song"

A temporada que demorou a me provocar uma reação um pouco mais fervorosa, fechou com chave de ouro no quesito surpresas e enredo. Como comentei no inicio andei lendo alguns comentários por ai, e para variar eu não posso discordar mais. Ao contrario do que parece uma grande parte dos fãs, eu não vi nenhum descaso ou pontas soltas, muito pelo contrario, é com extrema alegria que assisti um episódio fantástico que amarrou um de seus melhores arcos desde o inicio.

Como todo Dark One, fomos apresentados um pouco mais sobre o passado do mais recente Senhor das Trevas. Fomos transportados para a infância de Killian, a modo de explicar seu primeiro encontro com Regina. Aqui vemos como o passado de Hook, como a maioria dos vilões até agora, não foi fácil, porem também podemos ver que sua maldade não foi instantânea, ela começou devagar e foi aumentando graças a vários ressentimentos. Seguindo o flashback, vemos que Hook matou seu pai, provando pra Regina que ele era digno da tarefa de arrancar o coração de Cora. Se olharmos o presente, vejo a possibilidade de um link muito grande entre Regina e Killian, já que ambos são vilões reformados e no passado sacrificaram seus pais.

Li por ai que esse flashbackfoi desnecessário, e graças a isso não foi mostrada a motivação do DarkHook, portanto, quero abrir um parênteses pra defender a série. Já foi dito pela série que cada DarkOne teve um catalisador para abraçar essa vida, vingança, covardia ou amor, porém o que ninguém parece considerar aqui é que Killian nunca quis esse caminho, essa vida foi imposta a ele e é dai que vem toda sua raiva inclusive. Na minha opinião, já que ficou faltando esse ingrediente na transformação dele, as trevas se ligaram ao primeiro sentimento forte e destrutivo que encontraram em seu passado: sua vingança contra o Crocodilo.  E ainda se baseando somente na minha opinião, é por isso que foi tão fácil manipular ele para que Hook seguisse o plano base dos DarkOnes, ele não tinha uma motivação forte, então seria só realizar seu desejo primitivo e tudo estaria ok com ele.

Quando no final, parece que o mal vai conseguir o que sempre desejou e expulsará os mocinhos para o inferno em seu lugar, vemos Hook achar forças em seu amor por Emma e abdicar de sua própria vida. Toda a cena dele sendo mais forte que os "antepassados" e concentrando toda a magia negra na espada a fim de seguir com o plano original de Emma, porém com ele e não Zelena, foi  extremamente bem feita e carregada de emoção. Eu me vi em lágrimas quando além de ter que se despedir do amor de sua vida, ainda ser Emma quem teve que matá-lo , expulsando assim suas próprias trevas.

Quando até aqui o episódio já tinha apresentado um excelente desenvolvimento, vem a série e BOOM na cara de todos com o plottwist do Rumple. Depois de todo esforço e sacrifício vemos que Rumple enganou todo mundo e roubou o poder de todos os DarkOnes pra ele. Aqui eu sou obrigada a aplaudir a coragem e estabilidade dos produtores. Cansamos de ver os vilões de restituírem nessa série, tirando raras exceções, todos foram ficando bonzinhos. Rumple pra mim sempre foi o pior, nunca funcionou como mocinho, mas ok, parecia que os produtores iam seguir o que os fãs queriam e pronto. Mas não, eles deixaram muito claro que na verdade Rumple nunca teve salvação, nem com o coração resetado e puro de herói o moco foi capaz de resistir à força das trevas. Dessa vez ele foi mais longe do que nunca, e conseguiu acumular o poder de todas as trevas do mundo nele mesmo.

Obviamente eu não sou estúpida, e vi que a finale teve alguns problemas. O primeiro e mais absurdo na minha opinião é o fato de todo o elenco decidir ir até o inferno com a Emma pra salvar o Hook. POR QUE SENHOR? Além do óbvio, já que levar uma criança não seria aceitável pra uma mãe quem dirá pra duas, me incomoda o fato que nenhum deles tem motivação pra isso. Ninguém além de Emma tem um vínculo com o Hook, então abandonar bebes só pra fazer companhia pra moça, não é nada sensato. Por último o que mais me incomoda nessa historia é que Ouatjá tentou isso, em Neverland, eles já sabem que confinar todos os personagens a um único objetivo não da certo.  Outro problema que eu vejo é o apego com personagens que claramente continuarão por medo de não irritar os fãs. Eu até entendo que meio mundo ama Zelena, e a história dela realmente não tinha por que ter um fim agora já que ela acabou de parir, porém mandar ela pra Oz na minha opinião foi muito desnecessário.

Por último, todos os mini comentários e links com a mitologia grega fazem sentido agora, se olharmos que a próxima metade da temporada pode ser focada em Hércules e Hades. Essa metade de temporada deixou as expectativas muito altas, e como comentei no inicio dela, espero que isso se mantenha, e tenhamos uma temporada estável.

P.S: Qual a necessidade de mencionarem os anões, se no fim eles somem no meio do episodio e não servem pra nada?!


  

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3203

Trending Articles