Mais um episódio apenas de resolução de novos casos, sem menção alguma à Red John.
CONTÉM SPOILERS!
Teresa Lisbon continua com seu jogo de pôquer, enquanto trata-se apenas de um jogo político e de interesses tudo bem, o que tem que tomar cuidado é para não se tornar um vício. A rivalidade é grande e o jogo afeta e muito a organização e crescimento da equipe.
Linda Parfrey, estudante de doutorado bolsista e pesquisadora é assassinada e encontrada por um de seus colegas dentro de um tanque de larvas que destroem seu corpo. Ela já estava desaparecida, como reportou diretora da instituição Dra. Sonnia Kidd, que via tudo como uma família, mas que ao decorrer do episódio percebemos que não se trata disso e sim da “lei do mais forte”, quem tem algo para acrescentar fica, quem não tem, vai embora.
Isso gerava atritos, brigas e inveja. Rigsby e Cho ao examinar a sala de Linda encontram uma colega, Megan Parker, que os dá poucas informações. Enquanto isso Lisbon encontra-se com o professor Paul Friedman e seus alunos, onde uma delas diz que Linda tinha um namorado policial, mas que terminara, fazendo com que ele, Ray (ex namorado) entre na lista de suspeito.
Sua separação foi devido a supostamente Linda ter um perfil em uma página de relacionamentos e alguém mandar por email esta informação à ele. Van Pelt com suas habilidades de hacker tem a oportunidade de ir para um treinamento Chapéu Branco e descobre que o perfil e o email foram criados pela mesma pessoa. Para o treinamento ela não consegue a verba que precisa, pois, Gale está “cortando gastos”; e como também não consegue rastrear Jane começa um de seus jogos.
Ele, Rigsby e Cho vão ao campus conversar com os alunos para achar o responsável, ou melhor, A responsável: Megan, que confessa ter feito tudo isso por ciúmes e revela como é realmente que se vive no museu, como é difícil a situação por causa de dinheiro, descobertas e contribuição.
Jane, mostra mais uma vez suas habilidades em deixar os outros em dívida com ele e ensina Gale a jogar Pôquer, deixando ele pensar que foi Lisbon quem pediu, para que então ele liberasse o dinheiro para Van Pelt, e foi o que aconteceu, sem dúvida. Quando Van Pelt vai para seu treinamento e não se despede, Rigsby demonstra-se apaixonado, como se já não soubéssemos. Pode parecer meio óbvio mesmo, mas quero os dois juntos de novo, ainda mais depois de tudo o que passaram.
Patrick, ainda nos seus jogos, vai até a turma de Linda para dar uma aula muito didática, educativa e sem dúvida produtiva já que descobriu quem era o assassino: Paul Friedman, o professor que estava com problemas quanto a novas descobertas e prestes a ir embora do museu. Viu a oportunidade quando linda trouxe uma espécie desconhecida de mariposa, e já que não era a área dela, achou que poderia simplesmente pegar para ele.
Crime resolvido, atenção para a vida pessoal de Jane. Dra Sonnia se interessa por ele, se insinua, mas recua ao ver a aliança que Jane insiste em manter. Durante toda a série não é a primeira mulher que dá em cima de Patrick. Ele está tão sedento por vingança que vai esquecer de viver outros prazeres.
P.S.: Adoro a indiferença do Cho.
P.S.²: Ri muito com o Rigsby brincando com seu T-Rex e discutindo sozinho.
P.S.³: Mais um caso com solução inteligente e perspicaz de Patrick, mas ansiamos mesmo é pela descoberta de quem é Red John, eu queria ter um palpite, mas nem isso eu consigo.
E vocês, o que acharam do episódio?