Nesta
summer season, o The Series Factor resolveu te aproximar de nós, os reviewers. Por isso, durante essa temporada, você, leitor, saberá um pouco mais de nossas preferências pessoais lendo textos sobre diferentes temáticas escolhidas por cada um de nós. As músicas sempre enfeitam momentos nas nossas séries, e dependendo da escolha, acabam por tornarem tudo mais perfeito. Por isso, eu,
Nicole, escolhi comentar as músicas que mais me marcaram nas minhas séries favoritas. Mas
cuidado, este post
contém spoilers.
Não há maneira melhor de me conhecer do que através das séries que acompanho, assim como as músicas que escuto. E boa parte das músicas no meu celular foram descobertas por causas das séries ou estiveram em alguma cena importante que me fez viciar na música.
Infelizmente, não vai ser dessa vez que vou poder detalhar minha pasta de “
Soundtrack de Séries” para vocês, caros leitores. Mas vou listar aqui algumas das cenas e seu respectivo repertório, que definiram meu sentimento pela série, pela música ou, até mesmo, pela banda.
Aumentem o som e espero que aproveitem a seleção especial que fiz para vocês.
GREY’S ANATOMY
Episódio: 3.15 "Walk On Water"
Música: "Make This Go On Forever"
Artista: Snow Patrol
Decide começar pela principal série responsável pelo meu início na vida de seriadora, assim como meu vício por soundtrack de séries. Apesar dela sempre ficar em conflito entre ela e "
One Tree Hill", escolhi "Grey’s Anatomy" como primeira por possuir duas características na sua formação de soundtrack que adoro; músicas novas e/ou desconhecidas pelo público e a diversidade musical.
"Grey’s" não se limita apenas o pop/rock romântico, sempre encontrando a música perfeita para o momento perfeito. Entre tantas cenas marcantes, a cena escolhida não é só pelo meu vício na banda (já que sou fã de carteirinha), mas principalmente por ter feito algo, até então, inédito pra mim; Através da cena, Grey’s me fez gosta da música da minha banda favorita, que não suportava escutar antes... Por isso, toda vez que escuto “
Make This Go OnForever” do Snow Patrol é impossível pra mim não lembrar de Meredith se afogando e todo o drama da personagem, inclusive seu romance conturbado com Derek McDreamy Shepherd.
ONE TREE HILL
Episódio: 1.09 "With Arms Outstretched"
Música: "Re-Offender"
Artista: Travis
A segunda melhor série teen já o produzida pelos EUA (desculpa, mas "
Dawson’s Creek" sempre será a primeira) não poderia faltar na minha lista de vícios, tanto pela história em si da série como pela
soundtrack sensacional! Foi uma decisão MUITO DIFÍCIL, tenho várias músicas na minha playlist que me lembram a série. Mas fiquei com a primeira música/cena que fez eu entender que eu estava completamente viciada em "One Tree Hill".
Always and forever.
Ainda no início da série, temos o desenvolvimento do triângulo amoroso entre Peyton, Lucas e Brooke. E em umas das primeiras cenas a explorar o complicado relacionamento desse trio, temos ao fundo Travis tocando “
Re-Offender”.
A letra, maravilhosa por sinal, descreve bem a situação dos personagens, que criam seu próprio sofrimento com suas atitudes impulsivas. Uma cena surpreendente para o início de temporada e que ainda me apresentou para essa incrível banda.
Enjoy!
BEAUTY AND THE BEAST
Episódio: 1.05 "Saturn Returns"
Música: "Best Part Of Me"
Artista: ST Leonards
Minha nova série queridinha não poderia deixar de ter uma excelente
soundtrack (aliás, vamos confessar que a CW sabe muito bem como conquistar e manter seu público com as
soundtracks de suas séries). A dúvida me corroeu para a escolha da cena, mas decidir escolher a primeira cena que me fez perceber meu amor pela série (tenho um carinho especial para as primeira cenas, afinal foi naquele momento que a série me ganhou por completo).
A música de uma banda, desconhecida até a cena, me deixou viciada de tal modo que passei um mês inteiro escutando a música todos os dias (sim, sou daquelas que pode passar um dia inteiro escutando somente uma música, depende do vício).
Logo no quinto episódio, temos a expectativa do primeiro encontro entre Cat e Vincent, tentando superar as barreiras e ter, pelo menos por uma noite, uma vida normal. Assim, somos apresentados a ST Leornads e sua “
Best Part Of Me”. A música nos faz sentir a expectativa do casal em seguir com aquele novo sentimento.
P.S.: O vídeo com a cena original não foi encontrado.
SECRET DIARY OF A CALL GIRL
Episódio: 4.08 "Episode 08"
Música: "Someone Like You"
Artista: Adele
Uma série pouca conhecida pela grande maioria do público, mas é uma das excelentes produções da Terra da Rainha. Diferente do que o nome pode sugerir, a série acompanha a vida de uma prostituta por opção, Hannah/Belle, sem apelar para a pornografia. Durante quatro temporadas, a série nos apresentou uma excelente história, assim como
soundtrack, já iniciando pelo tema de abertura da série: “
You Know I’m No Good” da Amy Winehouse.
Porém, a cena que escolhi é justamente o final da série, que fez jus a personalidade de Belle que acompanhamos durante as temporadas. Antes que Adele virasse o sucesso que é, a produção utilizou a, agora, super conhecida “
Someone Like You” como uma perfeita descrição do relacionamento entre Belle e seu melhor amigo, Ben.
Enquanto muitos torciam por uma final feliz do casal, a cena mostrou que na vida real as relações são mais complicadas do que o “felizes-para-sempre” teoriza. Com um contexto desses, é impossível escutar a música e não se lembrar da triste despedida da nossa “
call girl”.
ELEMENTARY
Episódio: 1.09 "You Do It To Yourself"
Música: "The Long Haul"
Artista: NO
A nova versão americana de Sherlock Holmes não segue a linha das séries anteriores, pois apresenta, geralmente, apenas uma música marcante por episódio. Mas isso não quer dizer que não tenha a qualidade das anteriores, explorando, através da música, as várias situações emocionais que Sherlock e Joan enfrentam.
Como todo início de série, precisa-se de alguns episódios para fortalecer um relacionamento, seja de amizade ou de amor, entre os protagonistas. E a série também seguiu esse caminho e a cada episódio a gente podia conferir o nascimento de uma das mais belas e aclamadas amizade da literatura mundial; Holmes e Watson. Logo, escolhi uma cena que, na minha humilde opinião, demonstra o fortalecimento da amizade da dupla.
Em um episódio que finalmente entendemos a motivação de Joan para se acompanhante de viciados em drogas, Sherlock se mostra o amigo que é ao ficar ao lado dela na clínica de reabilitação esperando pelo ex namorado viciado que nunca irá aparecer. A música que embala esse momento é “
The Long Haul” da Banda NO, uma das minhas músicas preferidas dessa
season.
P.S.: O vídeo com a cena original não foi encontrado.
THE MENTALIST
Episódio: 2.11 "Rose-Colored Glasses"
Música: "More Than Words"
Artista: Extreme
Apesar de ser fã da série, tenho que confessar que seu gênero, policial, nunca é muito bom com
soundtracks. Em casos raros, como "
Cold Case", temos uma
soundtrack impecável e de fazer inveja. Contudo, ainda que não seja uma de suas qualidades, quando a série quer, consegue nos dar uma bela cena com direito a música. Sem entrar na questão de ser uma cena de
shipper ou não, é automático quando escuto “
More Than Words”, do Extreme, lembrar da dança entre Jane e Lisbon.
Uma música antiga, mas ao mesmo tão atual e que se encaixa perfeitamente no tipo de relacionamento que o nosso mentalista tem com sua melhor amiga policial. Se vai rolar algo a mais, ainda não sabemos (só torcemos!), entretanto a música e a cena é um marco da série sem dúvida.
THE BIG BANG THEORY
Episódio: 2.15 "The Maternal Capacitance"
Música: "Under the Bridge"
Artista: Red Hot Chilli Peppers"
O principal som que você escuta em comédia no estilo de "The Big Bang Theory" são as risadas forçadas no fundo! Porém, os nerds também de vez em quando nos impressionam e nos dão algo musical. Com isso, "The Big Bang Theory" conseguiu seu lugar na minha lista com a apresentação do quarteto no
guitar hero, tendo Raj cantando “
Under The Bridge” do Red Hot Chilli Pepers. Se eu já era fã da música, ficou pior depois da cena e tornou-se, na minha humilde opinião, a música que representa essa turma de nerds (sem contar com a música de abertura, pessoal).
A cena não interferiu em nada na trama, não sendo um marco na história em si da série. Contudo, foi uma abertura de episódio fazendo piada da falta de habilidade de Raj com as mulheres. Ainda assim, deu pra curtir a voz de Raj antes da entrada de Penny! HAHAHA.
THE NEWSROOM
Episódio: 1.02 "News Night 2.0"
Música: "High and Dry"
Artista: Radiohead
Minha nova queridinha da
summer season não podia ficar de fora. Enquanto a maioria dos fãs ficaram emocionados e sempre vão se lembrar das cenas finais do episódio 1.04 ao som de “
Fix You”, eu prefiro a cena final do episódio 1.02 ao som de “
High and Dry” do Radiohead.
Assim como algumas séries anteriores, vou escolher aqui o momento que percebi que estava apaixonada pela série e não poderia mais largar (tenho sérios problemas em abandonar qualquer série)! E o final do episódio 1.02 é justamente quando Will aceita ver Mackenzie como sua aliada e não mais inimiga, mesmo não a perdoando pela traição.
Com isso, temos o início do News Night 2.0, pois Will finalmente concorda e fazer jornalismo de verdade e deixar de lado sua imparcialidade sobre assuntos importantes. A cena ainda acrescenta o elemento fofura do casal Mackenzie e Will, que definitivamente é o melhor
shipper da série.
P.S.: O vídeo com a cena original não foi encontrado.
SWITCHED AT BIRTH
Episódio: 1.08 "Pandora's Box"
Música: "Stranger"
Artista: Katie Costello
Um drama que considero inovador ao utilizar clichês de modo que nenhuma série tinha usado antes. A história é sobre duas garotas que foram trocadas na maternidade. O drama já é imenso só pela convivência das duas famílias. Mas adicione a isso, uma da garotas ser surda, Daphne, e uma das mães, Regina, saber da troca dos bebês por anos, mas não reclamar pelo direito de ter a filha biológica.
Uma série que começou com a premissa de ser mais uma drama adolescente e alcançou um nível mais elevado ao nos apresentar diferentes maneiras de se utilizar os vários clichês das histórias familiares. E é justamente na descoberta do segredo de Regina por Daphne, que fomos apresentados a Katie Costello com “
Stranger”.
A música combinou perfeitamente com a cena e a história da série, que questiona como muitas vezes as pessoas que pensamos que mais conhecemos, são as que mais guardam segredos. Assim, a cena e a música marcam uma reviravolta na série que repercuti até hoje (atualmente, a série está na segunda temporada).
P.S.: O vídeo com a cena original não foi encontrado.
FRINGE
Episódio: 5.01 "Transilience Thought Unifier Model-11"
Música: "Only You"
Artista: Yazoo
Apesar de amar "
Fringe" incondicionalmente, tenho que admitir que a série nunca fez muita questão de trilha sonora com letras. Seu foco sempre foi no estilo instrumental, desde clássicos, como Bach, até a criação de novas músicas, como da abertura.
Mas a série, em seu ano de despedida, nos dá como um presente uma
season premiere de tirar o fôlego, com muita ação e história desenvolvida, até que chegamos ao bálsamo que é escutar “
Only You” da banda Yazoo. Depois de tantas coisas ruins que aprendemos com o mundo dominado pelos Observadores e Walter não ter mais acesso ao plano para derrotá-los, a cena final nos apresenta o sentimento de todo o fã ao saber do final da série: esperança.
Quem acompanhou desde o início a série, sabe como sofremos desde a segunda temporada por uma renovação. E ter o fim anunciado da série nos deixou tristes, mas também esperançosos de que teríamos um final decente e incrível, como tudo que sempre amamos em "Fringe". E advinha? O final conseguiu superar as nossas expectativas!
Bom, essa foi apenas uma prévia das músicas que representam as séries pra mim. Como viciada em séries e suas
soundtracks, o que não faltam são músicas e bandas para descobrirmos ou revisitarmos durante os episódios. Espero que tenham gostado e que aproveitem o post como sugestão de séries e/ou músicas.
E vocês, quais outras músicas e outras séries acrescentariam nesta lista?